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Ano Letivo: 2023/24

Manutenção e Reabilitação de Sistemas Ferroviários

Segurança

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Publicação em Diário da República: Aviso nº 11575/2023 - 16/06/2023

5 ECTS; 2º Ano, Anual, 42,0 TP , Cód. 663313.

Docente(s)
- Miguel Ângelo Semedo Folgado (2)
- Luis Filipe Rocha de Almeida (1)(2)
- Nuno Alexandre dos Santos Lopes (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
não aplicável

Objetivos
Assegurar o desenvolvimento de competências, capacidades práticas, atitudes e formas de comportamento necessários à formação de técnicos em sistemas ferroviários que contribuam para a garantia da Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho num estaleiro temporário ou móvel nos Sistemas Ferroviários.

Programa
1. Acidentes de trabalho, legislação existente, causas de acidentes, análise do acidente de trabalho, estatísticas, formação.
2. A segurança nos estaleiros temporários ou móveis, princípios, instrumentos, atores, responsabilidades.
3. O Ruído, vibrações e riscos elétricos no local de trabalho. O plano de segurança, higiene e saúde, no projeto, na produção, fichas de procedimentos, compilação Técnica.
4. Proteção do trabalhador, proteção Individual, proteção coletiva.
5. Segurança no Estaleiro, elementos de base para a organização física do estaleiro e instalações fixas e meios de apoio, implantação e organização do estaleiro, sinalização de segurança.
6. Sistemas de proteção contra sobreintensidades. Efeitos fisiopatológicos da corrente. Proteção contra choques elétricos. Índices de proteção IP e IK. Sistemas e proteção contra descargas atmosféricas (níveis de proteção, captores, baixadas, terras, fixações e acessórios). Esquemas de ligação à terra (TT, TN e IT), sistemas de terras e equipotencialidade. Sistemas de detecção automática de incêndio (caracterização, constituição e aplicações).

Metodologia de avaliação
Esta Unidade Curricular é composta por dois grandes temas, o primeiro em Construção Civil e segundo em Eletrotecnia.
Avaliação dos trabalhos propostos e teste escrito, em frequência, ou teste escrito nas épocas de exame.
A classificação final será obtida através da média entre a componente de Construção Civil e a componente de Eletrotecnia, sendo obrigatória a obtenção de nota mínima de 9,5 valores em 20 qualquer uma das partes.
Na Construção Civil a classificação em frequência será obtida através da média entre a componente do trabalho (50%) e a prova escrita (50%), sendo obrigatória a obtenção de nota mínima de 9,5 valores em 20 qualquer uma das partes.
Na Eletrotecnia a classificação em frequência será obtida através da média 50% para prova escrita e 50% para trabalhos práticos sendo os trabalhos práticos (30% Proteções contra sobreintensidades e diferenciais; 20% Terras de proteção e para-raios).

Bibliografia
- CP, C. IET 77 – Instruções de Exploração Técnica nº 77. Acedido em 0 de outubro de 0 em -
- Diário da República, D. (2006). Regras Técnicas das Instalações Elétricas de Baixa Tensão (RTIEBT). Acedido em 0 de outubro de 0 em -
- Pinto, V. (1999). MGCALC. (Vol. 1). (pp. ---). ISBN: 972-95831-1-0 (vol.1) e ISBN: 972-95831-0-2 (vol.2): Edição Merlin Gerin, 1999
- REFER, E. (2009). ‘Segurança Ferroviária-Volume1’. (Vol. 1). (pp. ---). Lisboa: -

Método de Ensino
Exposição dos conteúdos programáticos, complementada, sempre que possível, através de meios que permitam ilustrar os aspetos em análise. Apresentação de casos e seminários.
Realização pela parte do aluno de trabalhos com base em casos de estudo.

Software utilizado nas aulas
Eletrotecnia -
PowerPoint, Word, Excel, AutoCAD.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 14/2024 de 31/01

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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