Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11283/2020 de 16/11/2020
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 45,0 TP , Cód. 65434.
Docente(s)
            - Lionel Martins Louro (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Computador pessoal, acesso à internet e auriculares.
Objetivos
          O aluno deverá ter a capacidade de modelar objetos 3D simples e relativamente mais complexos, implementação de texturas e criar texturas, aplicar iluminação correta, produzir um render final, bem como produzir pequenas animações simplificadas.
Programa
          1.	Modelação 3D
1.1.	Técnicas e ferramentas de modelação 3D;
1.2.	Criação de coordenadas nos objetos (UVs).
2.	Processo de Texturização
2.1.	Criação de diferentes texturas;
2.2.	Criação de matérias diversificados e suas diferentes propriedades.
3.	Iluminação e Render
3.1.	Aplicação de diferenciados tipos de luzes;
3.2.	Técnicas de Iluminação;
3.3.	Parâmetros de Render.
4.	Fundamentos de Animação
4.1.	Animação por Keyframe;
4.2.	Animação de modificadores;
4.3.	Edição de curvas.
Metodologia de avaliação
          Avaliação por Frequência: 
A avaliação por frequência será realizada por meio de um teste que é constituído por exercícios práticos a realizar presencialmente. Este consiste na implementação de conteúdos como técnicas de modelação 3D, processos de texturização, implementação de iluminação, aplicação de processos de animação e procedimentos para o processo de renderização. 
>Frequência (100%)
Para os alunos com estatuto de Trabalhador-Estudante, a Avaliação por Frequência é realizada através de um teste (100%). O um teste que é constituído por exercícios práticos a realizar presencialmente. Este consiste na implementação de conteúdos como técnicas de modelação 3D, processos de texturização, implementação de iluminação, aplicação de processos de animação e procedimentos para o processo de renderização.
Avaliação por Exame:
A avaliação por Exame será realizada por meio de um teste que é constituído por exercícios práticos a realizar presencialmente. Este consiste na implementação de conteúdos como técnicas de modelação 3D, processos de texturização, implementação de iluminação, aplicação de processos de animação e procedimentos para o processo de renderização.
> Exame (100%).
> O aluno obtém aprovação à UC,
de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.
Bibliografia
          - Aguiar, F. (2005). . Modelagem de Personagem para Jogos com 3ds max 8. -:  Érica
- Chopine, A. (2011). 3D Art Essentials: The Fundamentals of 3D Modeling, Texturing, and Animation. (Vol. 1). Estados Unidos:  Focal Press
- Greenway, T. (2011). Photoshop for 3D Artists. (Vol. 1). Inglaterra:  3DTotal
- Ratner, P. (2003). 3-D Human Modeling and Animation. (Vol. 2). Estados Unidos:  Wiley
Método de Ensino
          Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.
Software utilizado nas aulas
          Autodesk 3Ds Max, Photoshop, Krita, Gimp.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 15 de dezembro de 2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















