Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11283/2020 de 16/11/2020
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 20,0 T + 45,0 TP , Cód. 654311.
Docente(s)
- Henrique Carlos dos Santos Mora (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Com a aprovação à UC os alunos deverão ser capazes de:
1. Definir um jogo digital, desde a fase inicial da sua conceção, até à obtenção de um protótipo jogável.
2. Planear as tarefas envolvidas.
3. Desenvolver os componentes do jogo.
4. Documentar o jogo.
5. Gerar uma build jogável.
Programa
1. Definição de um jogo digital, desde a sua fase inicial, da sua conceção, até à obtenção de um protótipo jogável.
1.1 Conceito.
1.2 Arte e narrativa.
1.3 Identificação da plataforma.
1.4 Prototipagem.
2. Planeamentos das tarefas a desenvolver no jogo.
2.1 Identificação e descrição.
2.2 Precedência de tarefas
2.3 Afetação de esforço a cada tarefa.
3. Identificar os componentes artísticos e de programação necessários para o jogo.
3.1 Componentes de contextualização.
3.2 Componentes de programação.
3.3 Importação de assets e/ou blueprints.
3.4 Integração de assets no jogo.
4. Produzir a documentação de suporte ao desenvolvimento do jogo.
4.1 Game Design Documento completo (planeamento).
4.2 Documentação técnica de desenvolvimento.
4.3 Documentação técnica de instalação.
4.4 Documentação de utilização.
5. Geração de uma build jogável.
5.1 Configuração da build.
5.2 Geração e debugging da build.
5.3 Instalação em plataforma de partilha.
Metodologia de avaliação
Avaliação em época de frequência:
20% avaliação do relatório relativo ao jogo a desenvolver.
50% avaliação do jogo desenvolvido.
10% realização de uma apresentação relativa ao trabalho desenvolvido com a duração de 15m.
20% cinemática de apresentação do jogo, percorrendo o(s) nivel(eis) criado(s) com uma duração mínima de 90 segundos e máxima de 240 segundos. A gravação deve conter referências ao nome do jogo, do curso e da ESTA/IPT. Esta componente é obrigatória.
A classificação final da UC resulta da média ponderada das classificações obtidas nas componentes de avaliação definidas.
O aluno obtem aprovação à UC, estando dispensado de Exame, de acordo com o disposto no Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.
Avaliação Final:
20% avaliação do relatório relativo ao jogo a desenvolver.
50% avaliação do jogo desenvolvido.
10% realização de uma apresentação relativa ao trabalho desenvolvido com a duração de 15m.
20% cinemática de apresentação do jogo, percorrendo o(s) nivel(eis) criado(s) com uma duração mínima de 90 segundos e máxima de 240 segundos. A gravação deve conter referências ao nome do jogo, do curso e da ESTA/IPT. Esta componente é obrigatória.
A classificação final da UC resulta da média ponderada das classificações obtidas nas componentes de avaliação definidas.
O aluno obtem aprovação à UC, de acordo com o disposto no Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.
Bibliografia
- Marcos, R. e Sewell, B. (2019). Blueprints Visual Scripting for Unreal Engine. UK: Packt Publishing
- Nystrom, R. (2014). Game Programming Patterns. USA: Packt Publishing
- Prada, R. e Santos, P. e Martinho, C. (2014). Design e Desenvolvimento de Jogos. Lisboa: FCA - Editora de Informática
Método de Ensino
Aulas Teórico - Exposição dos conceitos teóricos e apresentação de casos práticos.
Aulas de Teórico-Práticas - Realização, sob orientação, de trabalhos práticos de aplicação dos conhecimentos adquiridos e do trabalho de avaliação.
Software utilizado nas aulas
Unreal Engine 4.24 ou superior
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião de 27 de março de 2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)