Publicação em Diário da República: Despacho nº 7835/2019 de 05/09/2019
7 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP , Cód. 60806.
Docente(s)
- Maria Teresa da Luz Silveira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Os alunos devem adquirir os fundamentos dos métodos analíticos volumétricos, gravimétricos, potenciométricos, condutimétricos e ainda cromatográficos. Devem identificar e utilizar esses métodos em análise qualitativa e quantitativa e no controlo de qualidade.
Programa
1. Introdução. Química analítica qualitativa e quantitativa. Classificação dos métodos analíticos. Soluções e unidades de concentração.Preparação e diluição de soluções.
2. Volumetria ácido-base. Titulações ácido-base. Indicadores ácido-base. Padrões primários e secundários. Titulações ácido forte - base forte e ácidos fracos - bases fracas. Curvas de titulação.
3. Potenciometria. Células potenciométricas. Elétrodos indicadores e elétrodos de referência. O elétrodo combinado de vidro. Determinação do pH. Titulações potenciométricas. Determinação do ponto de equivalência.
4. Volumetria de precipitação. Métodos com base no nitrato de prata. Deteção do ponto de equivalência. Métodos de Mohr, Volhard e Fajans.
5. Análise gravimétrica. Gravimetria por precipitação. Agentes precipitantes. Cálculos em análise gravimétrica.
6. Volumetria de oxidação-redução. Reacções redox. Células galvânicas. Potenciais de eléctrodo. Titulações redox. Permanganometria. Outros sistemas. Curvas de titulação.
7. Volumetria de complexação. Formação de complexos. Complexos de EDTA com iões metálicos. Outros agentes complexantes.Titulações complexométricas. Curvas de titulação.
8. Condutimetria. Condutividade e condutividade molar. Variação com a concentração. Lei de Kohlrausch. Métodos de análise condutimétrica.
9. Cromatografia. Classificação das técnicas cromatográficas. Cromatografia em camada fina. Cromatografia em coluna. Cromatografia gasosa. Cromatografia em fase liquida. Aplicações em análise química.
Trabalhos práticos:
TP1.Aferição de soluções
TP2.Titulações volumétrica e potenciométrica de um ácido forte com uma base forte.
TP3.Determinação do teor em cloretos numa água por volumetria de precipitação.
TP4.Doseamento potenciométrico do ferro
TP5.Determinação do teor em cálcio e magnésio na água.
TP6.Estudo da condutividade de soluções de um eletrólito forte.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua
A aprovação na componente prática (P) da unidade curricular depende da execução experimental de todos os trabalhos práticos,da entrega de um mini relatório onde são apresentados os resultados experimentais e os cálculos de cada trabalho prático.
A componente teórico-prática (TP) será avaliada com dois testes escritos, um sobre os capítulos 1,2,3,4 e 5 e outro sobre os capítulos 6,7,8 e 9.
A classificação final (CF) será calculada através de
CF = 0,5P + 0,5TP
A avaliação em exame contará com a mesma metodologia, mas o exame incidirá sobre todos os capítulos.
Para aprovação os alunos deverão ter uma CF mínima de 10 valores.
Bibliografia
- Christian, D. (2013). Analytical Chemistry. New York: John Wiley&Sons
- Gonçalves, M. (2001). Métodos Instrumentais para Análise de Soluções: análise Quantitativa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
- Skoog, D. e West, D. e Holler, F. e Crouch, S. (2013). Fundamentals of Analytical Chemistry. San Francisco: Thomson Brooks/Cole
Método de Ensino
Aulas teóricas-práticas expositivas e com resolução de exercícios. Aulas laboratoriais para aplicação dos diversos métodos de análise química.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 20/2024 de 08/05
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)