2 ECTS; 1º Ano, Anual, 25,0 TP , Cód. 20302.
Docente(s)
- Anabela Mendes Moreira (2)
- Natércia Maria Ferreira dos Santos (2)
- Luis Filipe Neves Carreira dos Santos (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
1-Conhecer a diversidade de recursos naturais e respetiva abundância ou escassez. 2-Utilizar algumas ferramentas de gestão ambiental. 3-Criar e aplicar indicadores de sustentabilidade.
Programa
A- Apresentação sumária dos ODS; Conceitos de desenvolvimento sustentável, economia circular, e agenda 2030.
B- Iniciativas e projetos de educação ambiental e o papel da sensibilização ambiental como ferramenta de gestão.
C- Caraterização dos recursos naturais, a sua importância para o desenvolvimento.
D- Políticas ambientais na Europa e no mundo, green deal, from farm to fork.
E- Avaliação ambiental estratégica e indicadores de desempenho e performance ambiental.
Metodologia de avaliação
Avaliação por trabalho 70% da nota final + 30 % Defesa do trabalho, a não obtenção da média final de 10 valores implica a admissão a exame escrito. O exame consta de prova escrita sobre a matéria lecionada e a classificação deste teste representa 100% da nota final.
Bibliografia
- European commission, E. (2022). Natural resources and environment Heading 3 of the 2021-2027 MFF. Acedido em 20 de novembro de 2023 em https://www.europarl.europa.eu/RegData/etudes/BRIE/2021/690543/EPRS_BRI(2021)690543_EN.pdf
- Kanazawa, M. (2021). Natural Resources and the Environment Economics, Law, Politics, and Institutions. (Vol. 1). (pp. 1-356). London: Routledge
- National geographic, S. (0). Conserving Earth. Acedido em 20 de outubro de 2023 em https://education.nationalgeographic.org/resource/conserving-earth/
- Shmelev, S. (2012). Ecological Economics. Sustainability in Practise. NY: Springer
Método de Ensino
(1)-Aulas TP, componente teórica seguida de (2)-exercícios
Software utilizado nas aulas
N/A
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 26 de julho de 2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)