A presença e o desenvolvimento do Jornalismo no Digital têm vindo a afirmar-se como um dos campos com mais potencialidade nos Média, a todos os níveis, nomeadamente no campo da Informação de Proximidade. O cidadão comum tem cada vez mais competências que lhe permitem procurar conteúdos partilhados em meio digital que vão ao encontro das suas necessidades de informação. A resposta a dar a esta necessidade tem vindo a ser assumida por projetos jornalísticos nacionais e regionais que recorrem a soluções inovadoras no meio digital, soluções estas que estão em constante desenvolvimento.
A Pós-Graduação em Jornalismo Digital de Proximidade (PGJDP) pretende responder às necessidades de formação de profissionais neste novo contexto, assim como à necessidade de atualização por parte de profissionais, com um plano curricular que reflete as práticas mais recentes adotadas pelos Média no campo digital.
Os estudantes adquirirão competências exigidas pelo meio jornalístico online atual através de Unidades Curriculares ministradas por um corpo docente constituído por professores do Instituto Politécnico de Tomar e por docentes convidados com reconhecida prática profissional no campo do Jornalismo Multimédia. Trata-se de uma combinação entre os saberes e as práticas que têm vindo a ser desenvolvidas por docentes do Instituto Politécnico de Tomar em diferentes áreas que se complementam (Jornalismo, Design, TIC e Fotografia) e toda o conhecimento e experiência de profissionais com trabalho reconhecido no campo do Jornalismo, especificamente no digital, no vídeo e no multimédia.
A PGJDP assume-se como uma formação profissionalizante, dando seguimento à formação ministrada pela Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA), do Instituto Politécnico de Tomar (IPT), através da sua Licenciatura em Comunicação Social, nomeadamente o perfil de Jornalismo. Esta formação pretende dar origem a um Mestrado Profissionalizante, no qual se reforçarão os laços com projetos de Média digitais e de Proximidade, concretizando-se um desafio inovador no campo da formação superior nesta área.
Com uma estrutura curricular atualizada e que responde às necessidades do mercado de trabalho, os formandos desenvolverão competências em diferentes áreas, sempre com base em projetos reais.
Para além de diferentes trabalhos desenvolvidos com cada docente nas respetivas Unidades Curriculares, a PG oferece também um conjunto de Seminários, com profissionais da área, sempre na lógica de introduzir conhecimento sobre o mundo do Jornalismo de Proximidade e sobre a importância do Digital nesse contexto.
O percurso termina com o Projeto, em que cada aluno, acompanhado pelos docentes mais vocacionados para o tema escolhido, desenvolve um trabalho publicável num meio de comunicação.
Concluindo o processo com êxito, no final os formandos estarão aptos a incorporar redações de órgãos de Comunicação Social que apostem num Jornalismo de Proximidade que conta estórias com recurso a todas as potencialidades do digital. Outra opção, será a criação do próprio portal de informação de proximidade.
Esta Pós-Graduação em Jornalismo Digital de Proximidade abre com um mínimo de 20 alunos.
ECTS: 60
Local de Funcionamento: Abrantes.