3 ECTS; 1º Ano, Anual, 25,0 TP + 6,0 OT , Cód. 40381.
Docente(s)
- Valentim Maria Brunheta Nunes (2)
- Marco António Mourão Cartaxo (1)(2)
- José Manuel Quelhas Antunes (2)
- Manuel Alberto Nogueira Henriques Rosa (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
Consolidar, aprofundar e ampliar os conhecimentos teóricos dos formandos, bem como da sua aplicação na explicação de diferentes fenómenos envolvidos nas questões da Química Verde e da Sustentabilidade.
Desenvolver competências de pesquisa de informação e de espírito crítico.
Reconhecer o impacto das Ciências Físico-Químicas na tecnologia, na sociedade e no ambiente.
Evidenciar a importância dos ODS e a sua relação com as Ciências Físico-Químicas.
Programa
1. Química Verde/Engenharia Verde: conceitos, objetivos e metodologias; os 12 princípios da Química Verde; Engenharia Verde: os segundos 12 princípios; casos de estudo laboratoriais e industriais.
2. Água e Solos: biorremediação de solos e tratamento biológico resíduos; tecnologias verdes de tratamento de águas residuais.
3. Atmosfera: composição da atmosfera terrestre e gases poluentes; ozono na troposfera e na estratosfera; reatividade dos radicais livres e efeitos na atmosfera; problemas ambientais de poluição atmosférica.
4. Recursos, Combustíveis e Polímeros: matérias-primas e recursos naturais; reciclagem e valorização material e energética; biocombustíveis e combustíveis verdes; reciclagem de óleos; polímeros e biomateriais; reciclagem dos plásticos.
1ª aula: 19/06, das 14.30 às 18.30 (Prof. José Quelhas)
2ª aula: 21/06, das 14.30 às 18.30 (Prof. Manuel Rosa)
3ª aula: 25/06, das 14.30 às 18.30 (Prof. Valentim Nunes)
4ª aula: 27/06, das 14.30 às 18.30 (Prof. Marco Cartaxo)
5ª aula: 11/07, das 14.30 às 17.30 (apresentação dos trabalhos)
Metodologia de avaliação
Apresentação e entrega de trabalho escrito, realizado em grupo, acerca de um tema a definir pelos formadores.
Bibliografia
- Chang, R. (2013). Química. Lisboa: McGraw-Hill
- Kotz, J. e Treichel, P. (2018). Chemistry & Chemical Reactivity. London: Thomson Books
- Marteel-Parrish, A. e Abraham, M. (2013). Green Chemistry and Engineering - A Pathway to Sustainability . New Jersey: Wiley.
- Metcalf & Eddy, I. (2014). Wastewater Engineering: Treatment and Resource Recovery. New York: McGraw-Hill
Método de Ensino
Aulas em regime e-learning.
Aulas síncronas, onde serão abordados os assuntos teóricos (16h) e sessão síncrona de apresentação dos trabalhos (3h).
Aulas assíncronas, de trabalho autónomo dos alunos (6h).
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável