Publicação em Diário da República: Despacho n.º 4406/2017 - 22/05/2017
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 TP , Cód. 929511.
Docente(s)
            - Maria de Fátima Rodrigues Pedro (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          No domínio das aptidões:
.Incentivar o espírito de observação de ambientes internacionais, de inovação e de participação na mudança
.Estimular a aptidão para o trabalho em equipa
.Desenvolver a faculdade de análise de documentos diversos -textos de autor, notícias de imprensa, dados Estatísticos, entre outros- entre os hábitos e métodos de estudo
.Incentivar a eficácia de compreensão e de comunicação oral e escrita
.Estimular a capacidade crítica 
No domínio das competências:
.Perceber o funcionamento dos mercados internacionais
.Perceber a importância das organizações internacionais
.Identificar a atividade e o desempenho dos gestores de marketing internacional
.Desenvolver capacidades de gestão internacional de uma forma autónoma, ética e socialmente responsável
.Desenvolver um Plano de Marketing Internacional
Programa
          1. A Dimensão e o Desafio do Marketing Internacional
2. A importância da Macroenvolvente
3. O Produto e o Serviço internacional
4. A comunicação Internacional
5. Distribuição e Logística Internacional
6. Política de preço internacional
7. Risco, organização e implementação das atividades de marketing internacional
Metodologia de avaliação
          Avaliação contínua: 
Trabalho prático (T1), com apresentação e discussão, obrigatória para todos os elementos do grupo, ponderação de 40%, nota mínima de 10 (dez) valores; Teste escrito (T2), ponderação de 60%, nota mínima de 8 (oito) valores.
A Classificação final é expressa por (T1+T2), desde que a nota mínima tenha sido obtida em cada um dos elementos de avaliação. Caso contrário, a classificação final será igual à menor das classificações T1 ou T2.    
Os alunos são aprovados à unidade curricular se a classificação final dos dois elementos de avaliação, arredondada às unidades, for superior ou igual a 10 (dez) valores. 
Exame em Época Normal e Melhoria e Exame de Recurso e Melhoria:  
Prova escrita (100%) 
Os alunos são aprovados à unidade curricular se a classificação final, arredondada às unidades, for superior ou igual a 10 (dez) valores.
Bibliografia
          - Alon, I.  e Jaffe, E.  e Prange, C.  e Vianelli, D. (2017). Global Marketing. Contemporary Theory. Practice and Cases..   :  Routledge
- Doole, I.  e Lowe, R. (2012). Internacional Marketing Strategy.  :  Cengage
- Graham, J.  e Gilly, M.  e Cateora, P. (2019). International Marketing. Boston:  McGrawHill / Irwin
- Silva, S.  e Meneses, R.  e Pinho, J. (2018). Marketing Internacional  - Negócios à escala global. Coimbra:  ACTUAL
- Viana, C.  e Hortinha, J. (2009). MArketing Internacional. Lisboa:  Edições Sílabo
Método de Ensino
          Estudos de caso, realização de trabalhos, exposição de conceitos e o visionamento de casos.
Método de ensino construtivista. Haverá uma parte expositiva. Metodologia inspirada na investigação ação.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº219 de 08/05/2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















