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Ano Letivo: 2023/24

Engenharia Mecânica - Projecto e Produção Mecânica

Vibrações Mecânicas

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 14908/2014

6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 15,0 PL + 15,0 TP + 3,0 OT , Cód. 374616.

Docente(s)
- Jorge Manuel Afonso Antunes (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Aquisição de conhecimentos e metodologias para compreensão e análise do comportamento vibratório de equipamentos mecânicos sujeitos a solicitações dinâmicas.

Programa
1-Generalidades, Conceitos básicos, Classificação das vibrações, Procedimento em análise de vibrações, Elementos do sistema vibratório, Análise harmónica.
2-Sistema com um grau de liberdade-Equação diferencial do movimento, Vibração livre, Frequência natural, Vibração forçada, Resposta a uma excitação harmónica, Frequência de ressonância, Transmissibilidade, Transdutores de vibrações, Função de resposta em frequência, Resposta a uma excitação periódica, Resposta a uma excitação transiente, Espectro de choque, Integração directa.
3-Sistemas com n graus de liberdade-Coordenadas generalizadas, Energia potencial e cinética, Equações de Lagrange, Equação matricial do movimento, Vibração livre não amortecida, Frequências e formas naturais de vibração, Ortogonalidade dos vectores modais, Teorema da expansão, Resposta a uma excitação inicial.
4-Isolamento de vibrações, Absorsor de vibrações.

Metodologia de avaliação
Os alunos são avaliados, numa das quatro épocas de avaliação estabelecidas pela instituição por meio de provas escritas. A prova escrita terá um mínimo de 9,5 valores para aprovação.

Bibliografia
- Rao, ,. (2016). Mechanical Vibrations. (Vol. 1). Londres: Prentice Hall

Método de Ensino
Será usado o método expositivo, com recurso a projeção de imagens com a teoria fundamental. Recorrer-se-á correntemente à apresentação de exemplos ilustrativos e incentivar-se-ão os alunos a resolverem exercícios.

Software utilizado nas aulas

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação

 


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