IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2023/24

Engenharia Informática-Internet das Coisas

À Conversa com o(a) Diretor(a)

 

Nome do curso: Mestrado em Engenharia Informática - Internet das Coisas

Grau: Mestrado

Duração: 2 anos

Escola: Escola Superior de Tecnologia de Tomar

Nome do Diretor(a): Ana Lopes

Formação do(a) Diretor(a) de curso: Doutorada


Em que consiste este curso?

R: O principal objetivo do Mestrado em Engenharia Informática - Internet das Coisas reside em oferecer uma formação especializada e profissionalizante nas áreas de sistemas inteligentes, redes de sensores sem fio, engenharia de software, aprendizagem computacional (machine learning) e nas mais recentes tecnologias e metodologias associadas à ciência e tecnologia de programação.

A aquisição das competências necessárias para desenvolver estas tecnologias é conseguida pela existência de um corpo docente sólido e altamente qualificado a nível técnico-científico e através de parcerias estabelecidas com várias empresas líderes nacionais nas áreas da Engenharia Informática e especificamente nas áreas emergentes associadas à Internet das Coisas.


Quais as competências que os estudantes podem adquirir?

R: Os detentores do grau de mestre em Engenharia Informática - IdC deverão ter as seguintes competências:
 - desenvolver aplicações e serviços de engenharia informática, com particular ênfase na área emergente de IdC;
 - coordenar e gerir projetos de engenharia informática;
 - analisar e desenvolver soluções para processamento, análise e computação de grandes volumes de dados;
 - analisar e desenvolver soluções que envolvam aprendizagem computacional ("machine learning");
 - analisar e desenvolver soluções para redes de sensores sem fio e de segurança em redes informáticas;
 - analisar e especificar requisitos para desenvolvimento de software.


Quais as profissões no mercado associadas a este curso?

R:
 - IT Managers;
 - Software Engineers;
 - SAP ABAP/ Neptune Consulters;
 - System Administrators;
 - Software Developers.


Porquê escolher este curso?

R: O curso de MEI-IdC adota uma abordagem inovadora centrada no paradigma emergente da Internet das Coisas (IdC), permitindo aos seus estudantes obter uma formação sólida e prática nas áreas essenciais para o desenvolvimento de serviços e aplicações IdC. Esta formação é concebida de modo a permitir a integração dos novos Mestres em Engenharia Informática - IdC em projetos que visam a incorporação destes tecnologias emergentes nas empresas.


O MEI-IdC team ao seu dispor instalações modernas e equipamentos atualizados, proporcionando um ambiente próprio à aprendizagem e à realização de atividades de investigação e desenvolvimento.
O curso têm ainda uma forte ênfase na aplicação prática do conhecimento, preparando os estudantes para os desafios do mercado de trabalho.


O curso de Mestrado em Engenharia Informática - IdC é um curso inovador a nível Nacional e integra um corpo docente altamente qualificado a nível técnico-científico e que se caracteriza por um acompanhamento aos alunos de elevada proximidade.


Porquê vir estudar para o IPT?

R: São diversas as razões que justificam a escolha do Instituto Politécnico de Tomar para estudar Engenharia Informática, destacando-se:
 - Excelência Académica: O Instituto Politécnico de Tomar é reconhecido pela qualidade dos seu programa académico na área de Engenharia informática e pela competência técnico-científica do seu corpo docente.
 - Estrutura e Recursos: O Instituto dispõe de instalações modernas e equipamentos atualizados, proporcionando um ambiente próprio à aprendizagem e à realização de atividades de investigação e desenvolvimento.
 - Foco na Prática: O MEI-IdC têm uma forte ênfase na aplicação prática do conhecimento, preparando os estudantes para os desafios do mercado de trabalho.
 - Ambiente Cultural e Social: Tomar é uma cidade rica em história e cultura, proporcionando aos estudantes uma experiência enriquecedora fora da sala de aula.
 - Rede de Parcerias: O Instituto mantém parcerias com diversas empresas e instituições, oferecendo oportunidades de estágio, colaboração em projetos e networking para os estudantes.
 - Custo Acessível: Em comparação com outras instituições de ensino superior, o Instituto Politécnico de Tomar oferece uma excelente relação custo-benefício.

 

 
Elemento gráfico

Notícias | Agenda

NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado