Nome do curso: Mestrado em Engenharia Eletrotécnica
Grau: Mestrado
Duração: 4 semestres (2 anos)
Escola: Escola Superior de Tecnologia de Tomar
Nome do Diretor: Paulo Manuel Machado Coelho
Formação do Diretor de curso: Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica
Foto:
Em que consiste este curso?
Este Mestrado em Engenharia Eletrotécnica é um curso pautado por padrões internacionais, com elevada qualidade e que apresenta uma nova abordagem de formação, onde as áreas de Engenharia Eletrotécnica interagem, e pretende responder às necessidades crescentes de formação e dotar os alunos de um perfil capaz de dar resposta às exigências do vasto e diversificado tecido empresarial, desde a indústria de baixa tecnologia à industria 4.0.
O Mestrado em Engenharia Eletrotécnica tem como objetivo contribuir para a maior qualidade, eficiência, flexibilidade, segurança e competitividade dos meios de produção industrial, proporcionar formação de natureza profissional e especializada, capaz de dar resposta às crescentes solicitações do mercado de trabalho (das empresas), no sentido da formação de profissionais numa área de crescente exigência técnica.
Este mestrado oferece uma sólida formação cultural, científica e tecnológica, sustentada por uma estrutura curricular e um plano curricular que inclui o permanente contacto com situações reais quer em laboratório qurer in situ. O modelo deste ciclo assenta no desenvolvimento de um conjunto diversificado de competências para excelentes saídas profissionais e ainda possibilita a continuação da formação do aluno num programa doutoral.
Quais as competências que vais adquirir?
O Mestrado em Engenharia Eletrotécnica do IPT, proporciona competências nos novos desenvolvimentos em sistemas inteligentes de controlo digital, em sensores e atuadores, em sistemas embebidos, em sistemas distribuídos, em energias renováveis, em processamento digital de sinal, em microprocessadores, em sistemas de tempo real e nas redes de comunicação industrial, bem como em microeletrónica e em eletrónica industrial no que diz respeito às modernas tecnologias e às metodologias associadas, entre outros. Terá ainda competências em projeto e na otimização e manutenção destes sistemas, permitindo aumentar a capacidade de análise e de crítica sobre estes domínios, estimulando para os desafios de engenharia emergentes.
Assim, este mestrado forma profissionais com capacidade de detetar, formular, analisar e solucionar questões complexas em novas e emergentes áreas da sua especialização, e ainda com capacidade para aplicar métodos e técnicas inovadoras em projeto e na resolução de problemas, bem como, com competências de empreendedorismo que permitam criar empresas de base tecnológica.
Quais as profissões no mercado associadas a este curso?
Os detentores do grau de mestre em Engenharia Eletrotécnica, do IPT, estarão preparados para, entre outros, deterem os perfis profissionais adequados às exigências de:
- Organismos públicos e empresas de referência nacional e internacional, ligadas aos setores da Energia, das comunicações móveis e Telecomunicações, da produção e manutenção Industrial, do projeto e auditoria, à investigação e desenvolvimento.
- Empresas onde exista a necessidade de técnicos especializados ligados ao Controlo, Automação e Robótica, aos Veículos elétricos, à Monitorização e ao Controlo Remoto, à Eletrónica de Potência e aos Motores Elétricos, à Eletrónica Médica, à Eletrónica de Consumo, à Instrumentação, aos Microssistemas, aos Sistemas Eletromecânicos, ao Desenvolvimento de Software, entre outros.
Porquê escolher este curso?
A Engenharia Eletrotécnica está entre as áreas fundamentais para a atividade produtiva Nacional, existindo, cada vez mais, a necessidade de formação de recursos humanos altamente qualificados neste domínio. O Mestrado em Engenharia Eletrotécnica do IPT vem de algum modo responder a esta necessidade, uma vez que para além de promover a formação pós-graduada de quadros com elevado grau de competência tecnológica e especialização profissional, pretende também dotá-los de competências técnicas e científicas elevadas para o exercício da atividade profissional de engenheiros eletrotécnicos. O Mestrado em Engenharia Eletrotécnica do IPT proporciona aos seus estudantes conhecimentos atualizados, dominando o "saber fazer" através da aplicação das práticas mais avançadas e detendo uma consciência ética que lhes permita orientar a sua conduta profissional no sentido do rigor e da excelência.
O Mestrado em Engenharia Eletrotécnica do IPT encontra-se organizado numa componente curricular onde se desenvolvem e aprofundam competências avançadas com uma orientação marcadamente profissionalizante e num trabalho de dissertação, ou projeto, ou estágio de natureza profissional, onde se pretende a aplicação prática das competências adquiridas, dando particular importância às matérias mais relevantes para o exercício da profissão no domínio da engenharia eletrotécnica.
O Mestrado em Engenharia Eletrotécnica do IPT responde às necessidades formativas exigidas para o reconhecimento da profissão pela Ordem dos Engenheiros em Portugal e por instituições congéneres internacionalmente.
Porquê vir estudar para o IPT?
Com mais de 30 anos de existência e uma oferta formativa de Licenciaturas, Pós-Graduações e diversos Mestrados nas mais variadas áreas, o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) tem feito todos os esforços para responder de forma positiva e eficaz aos desafios que lhe são apresentados. Para que o desafio seja concretizado com êxito, temos instrumentos e meios altamente inovadores e dinamizadores alcançados através de parcerias com diversas empresas e entidades, e através de diversas iniciativas de cariz científico-tecnológico.
O Instituto Politécnico de Tomar e as suas Escolas orgulham-se de ser um instrumento importante para o desenvolvimento da região em que está inserido. Todas as nossas Escolas possuem infraestruturas e serviços direcionados para uma formação capaz de integrar os nossos alunos no mercado de trabalho.
Os laboratórios modernamente equipados permitem uma forte relação com o exterior através da prestação de serviços, possibilitando aos alunos o confronto com situações da vida real. Possuímos, igualmente, infraestruturas e serviços de apoio que dão resposta às diversas necessidades dos alunos, nomeadamente, residências no interior do campus, laboratórios na área das engenharias modernamente equipados; salas de informáticas capazes de responder às diversas exigências da evolução tecnológica; salas de simulação empresarial; laboratórios técnicos, acesso à rede Wireless a partir de qualquer espaço do campus; bibliotecas; reprografias; bares e cantinas.
O IPT, tem como objetivos primordiais: formar alunos com elevado nível cultural, científico, artístico, tecnológico e profissional, através dum ensino prático e adaptado às necessidades da sociedade moderna; realizar atividades de pesquisa e investigação aplicada, através dos seus Centros de I&D, avaliados e financiados pela FCT; prestar serviços à comunidade regional e nacional; e o intercâmbio com instituições congéneres nacionais e estrangeiras.
Viver em Tomar: Tomar é uma cidade de grande encanto, pela sua riqueza artística e cultural. O expoente máximo está no Convento de Cristo, uma das mais importantes obras do Renascimento em Portugal. Na visita a Tomar, a área urbana mais antiga, medieval, organiza-se em cruz, orientada pelos pontos cardeais e tendo um convento em cada extremo. A Praça da República, com a Igreja Matriz dedicada a São João Batista marca o centro, tendo a Oeste a Colina do Castelo e do Convento de Cristo. Nas ruas em redor podemos encontrar lojas de comércio tradicional e o café mais antigo onde se podem apreciar as delícias da pastelaria local: queijadas de amêndoa e de chila e as tradicionais Fatias de Tomar.
Derivando para o Sul, encontramos o Convento de São Francisco, onde se pode visitar o Museu da Levada. Numa das margens, fica o Convento de Santa Iria e nessa direção, um pouco mais longe, a Igreja de Santa Maria do Olival, onde se encontram os túmulos de vários templários.
A cidade é ainda palco dos maiores eventos tradicionais, a Festa dos Tabuleiros, Festival das Estátuas Vivas e Festa Templária.