Publicação em Diário da República: Despacho nº 9982/2016 - 05/08/2016
4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP + 2,0 OT , Cód. 338049.
Docente(s)
            - António Anacleto Viegas Ferreira  (2)
- Ricardo Pereira Triães (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não Aplicável
Objetivos
          1. Desenvolver os principais conceitos inerentes ao processo de gestão estratégica;
2. Compreender a relevância do empreendedorismo como um processo de criação de valor;
3. Aprender a elaborar um plano de negócios;
4. Dominar as técnicas de planeamento e execução de projetos.
Programa
          I.ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
1 - Estratégia: Conceito e processo
1.1. Escolhas e Processo Estratégicos
2 - Análise, formulação e implementação da estratégia
2.1. Análise SWOT  K. Andrews 
2.2. Análise Competitiva; Escola do Posicionamento (Modelo das 5 Forças  Porter)
2.3. Estratégias genéricas. - Porter
2.4. A cadeia de valor  Porter
2.5. A Estratégia baseada nos Recursos (the Resource-based view of the Firm) - Barney
2.6. Planeamento Estratégico
II.EMPREENDEDORISMO
1 - Introdução ao empreendedorismo
1.1. Empreendedorismo; conceitos gerais
1.2. O Empreendedorismo em Portugal e no mundo
2 - O empreendedor
2.1. A decisão de empreender
2.2. Características genéricas do empreendedor bem-sucedido
3  O processo de inovação e a identificação de oportunidades
3.1. Oportunidades e ideias. Fontes de novas ideias
3.2. Tendências na envolvente ambiental e oportunidades
3.3. Métodos de geração de novas ideias
3.4. O Modelo de Negócio (A Tela de Negócio)
4  O plano de negócios
4.1. As partes componentes do plano de negócios
4.2. A apresentação do plano de negócios
4.3. O Plano de Marketing da Nova Empresa
4.3.1. Conceitos genéricos de Marketing
4.3.2. Estudo de mercado. Segmentação, Targeting e Posicionamento
4.3.3. O marketing-mix
4.4. A Forma Jurídica da Nova Empresa
4.4.1. As empresas singulares
4.4.2. As sociedades
4.4.3. As formalidades da criação da nova empresa
4.5. O Financiamento da Nova Empresa
4.5.1. Necessidades de financiamento do negócio e formas de financiamento
4.5.2. Programas de incentivo para a criação de empresas
4.6. Análise económico-Financeira da Nova Empresa
4.6.1. Demonstrações financeiras. Rácios de análise económico-financeira
4.6.2. Regras de decisão de investimento
III.ATIVIDADE EMPRESARIAL NA ÁREA DA CONSERVAÇÃO E RESTAURO
1  As empresas 
1.1. O CAE nas empresas de conservação e restauro 
1.2. A empregabilidade na área da conservação e restauro
1.3. A estratégia empresarial das empresas de conservação e restauro   
2  Laboratório de conservação e restauro
2.1. Tipologia de laboratórios em conservação e restauro
2.2. Requisitos necessários à implantação de um laboratório de conservação e restauro
3  Projetos em conservação e restauro
3.1. Relatório prévio
3.2. Caderno de encargos
3.3. Orçamentação
3.4. Gestão de projecto
 
4 - Analise de intervenções de conservação e restauro
Metodologia de avaliação
          O aluno é avaliado em época de frequência ou exame (CF) pela entrega de um trabalho escrito (TE) e a sua apresentação (AP), realizado em grupo ou individualmente, que consiste na execução de um Plano de Negócios, segundo a seguinte formula: CF=(TEx0,7)+(APx0,3). 
O trabalho escrito deverá ser entregue em papel e formato digital, até 30 páginas A4, letra Times tamanho 12, espaço entre linhas 1,5.
Os alunos que não entregarem o trabalho escrito em época de frequência são admitidos a exame.
O aluno é aprovado com nota igual ou superior a 10 valores.
Bibliografia
          - Ferreira, M.  e Santos, J.  e Serra, F. (2010). Ser Empreendedor; Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa. sl:  Sílabo
- Mintzberg, H.  e Quinn, J.  e Ghoshal, S.  e Lampel, J. (2014). The Strategy Process; Concepts, Contexts, Cases. sl:  Pearson Education
- Osterwalder, A.  e Pigneur, Y. (2011). Criar Modelos de Negócios. sl:  D. Quixote
- Silva, E.  e Monteiro, F. (2013). Empreendedorismo e plano de negócios. sl:  Vida económica
Método de Ensino
          1.Aulas teóricas que consistem na exposição dos conteúdos programáticos.
2.Aulas teórico-práticas onde serão propostos alguns trabalhos e a análise de casos práticos.
3.Deselvolvimento e acompanhamento da execução dos planos de negócio.
Software utilizado nas aulas
          Power Point.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 23/2024 de 26/06
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















