IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2023/24

Conservação e Restauro

Problemas Atuais da Conservação

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 9982/2016 - 05/08/2016

3 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 S + 2,0 OT , Cód. 338046.

Docente(s)
- Jorge Morarji dos Remédios Dias Mascarenhas (2)
- Fernando Manuel Conceição Costa (2)
- Fernando dos Santos Antunes (2)
- Carla Maria P. Calado Rodrigues do Rego (2)
- Luís Filipe Raposo Pereira (2)
- António João de Carvalho da Cruz (1)(2)
- Ricardo Pereira Triães (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
1. Descrever e problematizar as relações que se estabelecem entre os conservadores-restauradores e a sociedade
2. Descrever e problematizar as relações entre a C&R e as outras áreas do conhecimento
3. Compreender, descrever e explicar a C&R como uma área em evolução

Programa
1. Relações dos conservadores-restauradores com os outros interessados no Património
2. Relações da C&R com as outras áreas do conhecimento
3. Desafios que se colocam à C&R

Metodologia de avaliação
Aulas de presença obrigatória, ficando excluído da avaliação quem exceder o número de faltas permitido pelo regulamento académico.
A avaliação realiza-se nas épocas de avaliação final através de trabalho escrito sobre um dos temas abordados e sua apresentação oral e discussão.

Bibliografia
- Copithorne, J. e Heritage, A. (2018). Sharing Conservation Decisions. Current Issues and Future Strategies. Rome: ICCROM
- Fowler, C. e Nagel, A. (2023). The Expanded Field of Conservation. New Haven - London: Yale University Press
- Mairesse, F. e Peters, R. (2019). What is the essence of conservation? Materials for a discussion. Paris: ICOFOM
- Richmond, A. e Bracker, A. (2009). Conservation. Principles, Dilemmas and Uncomfortable Truths. Oxford: Butterworth-Heinemann
- Schädler-Saub, U. e Weyer, A. (2010). Theory and Practice in the Conservation of Modern and Contemporary Art: Reflections on the Roots and the Perspectives. London: Archetype Publications

Método de Ensino
Seminários com apresentação de diversos temas pelos docentes ou seus convidados e sua discussão com os alunos. Sempre que possível, serão aproveitados para discussão casos complexos ou polémicos surgidos nos meios de comunicação social.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 12/2023 de 20/12

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado