Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7822/2020 - 07/08/2020
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 28,0 T + 14,0 TP + 14,0 OT , Cód. 82074.
Docente(s)
- Silvério Manuel Domingues Figueiredo (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
O1: Inserir a compreensão do fenómeno turístico e do interesse no património cultural no quadro global das adaptações às grandes transformações globais e da grande aceleração.
O2: Compreender a especificidade diferenciada de distintos tipos de mobilidade, reconhecendo os seus elementos estruturalmente convergentes.
O3: Desenvolver competências de articulação de produtos de turismo cultural com os objetivos do desenvolvimento sustentável, segundo o programa estratégico da cátedra IPT-UNESCO de Humanidades e Gestão Cultural Integrada do Território.
Programa
C1. O contexto da grande aceleração e os desafios globais da Humanidade.
C2. O lugar do património arqueológico e artístico como invariante de paisagens em transformação.
C3. A mobilidade no quadro da evolução do comportamento humano.
C4. Geografia de fronteiras, turismo, migrações e mobilidade global.
C5. Metodologia de gestão cultural integrada de territórios e construção de produtos de turismo cultural.
Metodologia de avaliação
Avaliação através da elaboração de ensaios a desenvolver pelos alunos, relacionados com um ou mais dos objetivos do módulo.
Bibliografia
- John, C. e Luiz, O. (0). Challenges and Responsibilities for a Planet in Transition. Proceedings of the World Humanities Conference, Liège, Belgium, 6-11 August 2017. Acedido em 30 de setembro de 2020 em http://www.pacadnetwork.com/itm/images/sampledata/outraspub/LivroCMH_WEB.compressed.pdf
- Luís Mota, F. e Luiz, O. (0). Turismo Mundial, Crise Sanitária e Futuro: visões globais partilhadas. Tomar: Instituto Politécnico de Tomar. Acedido em 30 de setembro de 2020 em http://www.cda.ipt.pt/download/ebooks/CRENT-ebook-17.6.2020-turismo-crise-global-.pdf
- Paul, H. e Arne, J. (0). Humanities World report 2015. Acedido em 30 de setembro de 2020 em https://www.academia.edu/9404366/Humanities_World_Report_2015
- Tim, I. (0). The Temporality of the Landscape. World Archaeology. Acedido em 30 de setembro de 2020 em http://www.jstor.org/stable/124811
Método de Ensino
Aulas apoiadas em exposição de teorias, estudos de caso, visitas a projetos e discussão de textos.
Software utilizado nas aulas
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº212 de 22/12/2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)