Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016
5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964024.
Docente(s)
- Ana Isabel Gaspar Pacheco (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
1.Conhecer as origens do pensamento estratégico;
2.Estudar algumas escolas do pensamento estratégico;
3.Analisar as alternativas estratégicas das empresas, tendo em conta a especificidade de cada
organização e as características das indústrias e dos clusters onde se inserem;
4.Identificar as melhores estratégias para empresa;
5.Desenvolver a reflexão crítica em relação à análise, formulação e planeamento estratégico;
6.Saber lidar com as informações seus sistemas e formas de aplicação na estratégia de uma
empresa;
7.Desenvolver as capacidades de análise de gestão, com a informação e a integração na
estratégia das empresas.
Programa
1.Origens do pensamento estratégico
1.1. A contribuição militar;
1.2. A contribuição da teoria dos sistemas;
1.3. A contribuição da teoria económica;
1.4. A contribuição das matemáticas.
2.Escolas do pensamento estratégico
2.1. Escola do Planeamento;
2.2. Escola Empreendedora;
2.3. Escola do Poder;
2.4. Escola dos Recursos.
3.Análise estratégica
3.1. Pensamento e planeamento estratégico;
3.2. Análise do meio envolvente da empresa;
3.2.1. O Modelo LCAG;
3.2.2. O Modelo de Porter;
3.2.3. Grupos Estratégicos.
4.Análise da empresa
4.1. Meios e recursos da empresa;
4.2. Análise Swot;
4.3. Cadeia de valor.
5.Formulação da estratégia
5.1. Definição de Negócio;
5.2. As cinco estratégias competitivas básicas.
6.Adequação da estratégia para adaptação a situações específicas do sector e da empresa.
7.Conceito, desafios e mudanças nos sistemas de informação.
8.Análise de gestão, com a informação e a integração na estratégia das empresas.
9.Casos práticos
Metodologia de avaliação
2 Provas escritas com ponderação de 50% cada (nota mínima de 6 valores). Se os alunos tiverem nota inferior a 6 na primeira prova escrita, são admitidos automaticamente a exame. Se tiverem nota inferior a 6 na segunda prova escrita, são admitidos automaticamente a exame, com
classificação final igual à nota da segunda frequência. Os alunos com classificação inferior a 10 valores na avaliação continua são admitidos a exame.
Prova escrita em épocas de exame, com ponderação de 100%..
Bibliografia
- Carvalho, J. (2006). Manual de Estratégia, Conceitos Prática e Roteiro. Lisboa: Edições Silabo
- Freire, A. (2020). Estratégia - Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais . Lisboa: Bertrand
- Mintzberg, H. e Quinn, J. e Ghoshal, S. e Lampel, J. (2014). The Strategy Process; Concepts, Contexts, cases. UK: Pearson Education
- Mintzberg, H. (2003). The Strategy Process. USA: Pearson Education
- Shafritz, J. e Ott, J. e Jang, Y. (2005). Classics of Organization Theory. USA: Wadsworth
- Teixeira, S. (2014). Gestão Estratégica. Lisboa: Escolar Editora
Método de Ensino
Sessões de cariz mais teórico com apresentação de conteúdos e sessões de cariz mais práticos com apresentação de temas da atualidade e discussão de case studies; consultas de trabalhos,
tendo em consideração os temas apresentados.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº219 de 08/05/2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)