IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2023/24

Gestão da Edificação e Obras

À Conversa com a Diretora

 

Nome do curso: Gestão da Edificação e Obras

Grau: Licenciatura

Duração: 3 anos

Escola: Escola Superior de Tecnologia de Tomar (ESTT-IPT), em associação com a Escola Superior de Atividades Imobiliárias (ESAI, Lisboa)

Nome da Diretora: Inês Domingues Serrano

Formação da Diretora de curso: Licenciatura em Arquitetura e Doutoramento em História da Arquitetura.

Quais os objetivos gerais do curso que dirige?

R: O ciclo de estudos de Licenciatura em Gestão da Edificação e Obras (LGEO) constitui uma formação superior do 1º ciclo com 180 ECTS e a duração de 3 anos letivos distribuídos em 6 semestres. A estrutura curricular está organizada em 3 áreas científicas predominantes: Ciências Empresariais, Tecnologias de Construção e Gestão da Construção.

Este curso tem como finalidade assegurar a formação científica e técnica, que permita responder a uma maior complexidade dos projetos, da sua execução em obra e operações de manutenção, ações que exigem novas metodologias de trabalho, planeamento e gestão mais colaborativas entre os vários intervenientes. Este quadro determina uma formação que integre a gestão integrada da construção, desde a fase inicial do projeto, à execução em obra, até à manutenção de edifícios e estruturas existentes.

Quais as competências que os alunos podem adquirir?

R: As competências gerais adquiridas permitem ao futuro profissional a supervisão e gestão do processo dos projetos de construção desde a conceção, implementação, operação e gestão da obra, tendo sempre presente considerações éticas, ambientais, e o quadro legal vigente.

Competências específicas:

  • Gestão de projetos de construção e de manutenção;
  • Implementação e gestão de empreitadas de construção civil e controlo técnico;
  • Com base nas especificações do projeto identificação e implementação de métodos de construção apropriados.
  • Planeamento, controle de qualidade, segurança e quantidade de trabalhos executados
  • Gestão de equipamentos disponíveis, estabelecer acordos se necessário, elaborar contratos e obtenção de autorizações e licenças numa perpectiva de otimização do fluxo de trabalho;
  • Gestão da qualidade, assegurando a conformidade com todos os regulamentos de construção e segurança para construção.
  • Gestão e coordenação de processo inerente a plano de manutenção preventivo.

Quais as profissões no mercado associadas a esta oferta formativa?

R: A pesquisa de mercado tem revelado uma procura de profissionais com formação na área da L-GEO, destacando-se a oferta destinada às seguintes profissões/funções no âmbito da construção civil:

  • Técnico/a encarregado de manutenção
  • Supervisor/a de manutenção
  • Adjunto/a de construção
  • Gestor/a de obra
  • Gestor/a de operações
  • Gestor/a de manutenção de edifícios
  • Gestor/a de Facility Management / Instalações

Porquê escolher este curso?

R: A indústria da construção em Portugal, reflete várias tendências, que permitem considerar uma maior procura em profissionais cuja formação se direcione à gestão, operação e otimização do processo de construção – projeto, obra e operação-, e que são qualificados para propor e implementar soluções tecnológicas, no atual contexto de digitalização das sociedades, e possuem capacidade técnica para responder aos desafios da sustentabilidade e da eficiência energética.

Porquê vir estudar para o IPT?

R: O Instituto Politécnico de Tomar (IPT) é uma IES, com sede na cidade de Tomar, com mais de 30 anos de existência, cujas instalações agregam vários serviços de apoio e comodidades que dão resposta às necessidades quotidianas dos estudantes, nomeadamente, espaços laboratoriais e oficinais, biblioteca com sala de trabalho equipada com computadores, duas residências, reprografia, bares e cantina escolar.

Organiza-se em três unidades orgânicas: a Escola Superior de Gestão de Tomar – ESGT, Escola Superior de Tecnologia de Abrantes – ESTA e Escola Superior de Tecnologia de Tomar – ESTT. Tem uma oferta formativa nos três ciclos conducentes a grau: Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, na área das Artes, Engenharias, Gestão, Património e Tecnologias, contando com profissionais empenhados e um corpo docente qualificado.

 

 
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado