Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7571/2019 - 26/08/2019
5 ECTS; 1º Ano, Anual, 42,0 TP , Cód. 81862.
Docente(s)
- Susana Isabel Caetano Domingos (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
n.a.
Objetivos
Os alunos deverão utilizar e melhorar as suas competências linguísticas em contextos profissionais, com ênfase no uso da língua inglesa na área da Gestão, Setor Imobiliário e Engenharia, fomentando ainda a sua competência intercultural. Os alunos terão oportunidade de aprofundar o seu conhecimento linguístico em tópicos da sua futura área profissional. No final desta unidade deverão: ser capazes de compreender com alguma facilidade o que ouvem e leem no âmbito da área acima referida; saber reconstruir a informação e os argumentos procedentes de diversas fontes, seja em língua falada ou escrita, e apresentá-los de maneira coerente e resumida; poder expressar-se profissionalmente com fluência e com certo grau de precisão, tanto na oralidade como por escrito.
Programa
1. Gestão e Sector Imobiliário
1.1.. Dados pessoais e profissionais
1.2. As empresas e a sua organização
1.3. Descrição de empregos/funções
1.4. Lidar com clientes e fornecedores
1.5. Fazer apresentações de projetos, obras e construções.
2. Engenharia
2.1. Engenharia, Tecnologia e Sociedade
2.2. Tipos de Engenharias
2.3. A Importância da Engenharia na Atualidade
2.4. Engenharia de obras - Uma Profissão
2.5. Competências e qualificações de um Engenheiro de obras
2.6. Cartas de motivação e Linked in
3. Engenharia e Gestão
3.1. Desenvolvimento de produtos
3.2. Planeamento e gestão de projetos
3.3. Otimização de processos
3.4. Resolução de problemas
3.5. Consultoria
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua
1.1. Tarefas em aula (exercícios, participação ativa ) 10%
1.2. Realização de trabalhos intermédios por cada tema do programa
a) Gestão e Sector Imobiliário 15 %
b) Engenharia (1 / 2 / 3 ) 15%
c) Engenharia e Gestão 15%
1.3. Provas de uso da língua inglesa
a) Prova A 15%
b) Prova B 15%
c) Prova C 15%
A não realização de dois dos elementos de avaliação implica a exclusão da avaliação contínua.
A média final terá de ser maior do que 9,5 valores.
Exame, Exame de Recurso e Melhoria com duas componentes:
Parte escrita 40%
Três dos trabalhos de avaliação contínua (um de cada tópico do programa) - 60%
Bibliografia
- Friedman, J. (2008). Dictionary of Real Estate Terms. London: Barron's Educational Series
- Hanson, A. (2018). Career Paths: Civil Engineering. (Vol. 1). United Kingdom: Express Publishing
- Jovy/Altman, A. (2008). English for Real Estate. . Berlim: Cornelsen
- Walch, S. e Dooley, J. (2018). Career Paths: Real Estate. (Vol. 1). United Kingdom: Express Publishing
Método de Ensino
O ensino será teórico-prático. Aplica-se uma abordagem assente em tarefas, individuais ou em grupo, depois do enquadramento conceptual por parte do docente. Privilegia-se ainda uma abordagem comunicativa
Software utilizado nas aulas
n.a.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 20/2024 de 08/05
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)