Nome do curso: Licenciatura em Gestão de Empresas
Grau: Licenciatura
Duração: 3 anos
Escola: Escola Superior de Gestão de Tomar
Nome do Diretor: Luís Francisco
Formação do Diretor de curso: Doutoramento em Gestão.
R: A Licenciatura em Gestão de Empresas pretende contribuir para a formação humana, cultural, científica e técnica dos seus estudantes, dando-lhes uma formação generalista e pluridisciplinar, fornecendo às empresas, mas também às organizações governamentais e privadas sem fins lucrativos, pessoal qualificado no desempenho de funções em áreas típicas como: financeira, contabilidade, auditoria, comercial, marketing, logística, recursos humanos e outras afins. O curso pretende ainda fomentar o espírito empreendedor e de criação da própria empresa. A continuidade de estudos é sempre uma possibilidade, a preparação recebida permite ao diplomado em Gestão de Empresas facilmente integrar um curso de mestrado, uma pós-graduação ou outra formação especializada na área.
Na Licenciatura em Gestão de Empresas do IPT procura-se aproximar o estudante da vida profissional e facilitar a sua inserção no mercado de trabalho. Para tal a formação é dada com um cariz eminentemente prático, privilegiando um contacto sistemático com o meio empresarial e institucional, através da realização de trabalhos práticos ao longo do curso, como ainda da realização de um estágio curricular no final do curso.
R: Com a Licenciatura em Gestão de Empresas pretende-se diplomar indivíduos com características interventivas e empreendedoras, capazes de efetuar a análise do meio envolvente das organizações, utilizando conhecimentos, técnicas e instrumentos das ciências empresariais e com vista a apoiar a tomada de decisão.
R: O diplomado em Gestão de Empresas deve ser capaz de integrar a estrutura hierárquica e funcional de pequenas e médias empresas nas áreas administrativa, contabilística, financeira, comercial, de recursos humanos e de gestão; pode também desempenhar funções de chefia nas áreas referidas em médias e grandes empresas. Com facilidade o diplomado pode integrar-se em organizações governamentais e em organizações sem fins lucrativos.
A Licenciatura em Gestão de Empresas é reconhecida para a admissão na Ordem dos Economistas e na Ordem dos Contabilistas Certificados.
A generalidade dos recém-diplomados em Gestão de Empresas pelo IPT, ao fim de 6 meses já conseguiu emprego na área.
R: Através da dinâmica letiva e académica, no contexto do curso e da escola onde este se insere, onde se incluem: trabalhos individuais e de grupo, resolução de casos práticos, resolução de testes, apresentação e defesa oral de trabalhos, visitas de estudo, participação em seminários, estágio em contexto de trabalho e elaboração de relatórios. Pretende-se dotar os estudantes de aptidões e competências como as de comunicação eficaz, oral e escrita, de ouvir e fazer-se ouvir, de recolha, seleção, interpretação e utilização de informação, de análise crítica, de equação e resolução de problemas, de tomada de decisão, de participação e de fomento à mesma, e as que especialmente caraterizam o empreendedor, como criatividade, inovação, liderança, negociação e trabalho em equipa.
R:Os objetivos definidos para a Licenciatura em Gestão de Empresas enquadram-se na missão e objetivos do Instituto Politécnico de Tomar (IPT) e da Escola Superior de Gestão de Tomar (ESGT) onde se integra.
O IPT sendo uma unidade de ensino superior politécnico no Espaço Europeu do Ensino Superior, visa a superior formação dos seus estudantes, promovendo o conhecimento útil, desenvolvendo aptidões, capacidades e competências muito diversas, com o objetivo de preparar os estudantes para o mercado de trabalho e para o exercício de uma cidadania ativa numa sociedade democrática.
A ESGT tem como principal missão formar gestores e outros quadros médios e superiores de empresas e outras organizações, revestindo-se de um cariz eminentemente prático, privilegiando um contacto sistemático com o meio empresarial e institucional, quer através da realização de trabalhos práticos desenvolvidos ao longo do curso, quer através da realização de estágios curriculares no final do curso. Pretendendo-se, deste modo, aproximar o estudante, o mais possível, da vida prática, e facilitar a sua inserção no mercado de trabalho, como ainda, contribuir para o desenvolvimento da região onde se insere, em particular, e do país, em geral.
Entre os objetivos estratégicos do IPT e da ESGT releva-se: a promoção do empreendedorismo e da empregabilidade dos diplomados; a dinamização da investigação e da transferência de conhecimento; o aprofundar da integração da escola na sua envolvente regional, o fomentar da internacionalização do ensino e da oferta formativa.