Publicação em Diário da República: Despacho nº 14312/2015 - 02/12/2015
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 4,50 OT , Cód. 912301.
Docente(s)
            - Maria Isabel Vaz Pitacas (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Conhecimentos programáticos das disciplinas de Matemática do Ensino Secundário.
Objetivos
           Esta unidade curricular pretende promover o raciocínio indutivo e dedutivo e conferir competência para equacionar problemas em contextos gerais, desenvolver destreza no uso e manipulação da linguagem simbólica da Álgebra Linear, úteis em outras unidades curriculares do curso. 
Pretende-se assim que os alunos desenvolvam as
seguintes competências:
1. Conhecer e compreender conceitos de Álgebra Linear e suas propriedades afim de desenvolver raciocínio rigoroso e adquirir conhecimentos necessários à aprendizagem de matérias de outras UC do curso.
2. Aplicar conhecimentos e sua compreensão: capacidade
em relacionar conceitos, em modelar problemas envolvendo os conceitos de Álgebra Linear; capacidade em aplicar conceitos de Álgebra Linear na modelação e na resolução de problemas ligados à Engenharia Mecânica
3. Formular juízos capacidade em usar um espírito crítico na análise dos resultados obtidos.
4. Desenvolver competências de comunicação: capacidade em usar simbologia matemática e em atingir maior rigor e clareza no pensamento e na linguagem.
5. 4. Desenvolver competências de comunicação
5. Desenvolver competências de aprendizagem
 capacidade em estudar e pesquisar autonomamente.
Programa
          1. Introdução à Lógica Matemática  
1.2. Designações e proposições. 
1.3. Definição e propriedades de operações lógicas.      
2. Matrizes  
2.1. Noções gerais e notação. 
2.2. Álgebra das matrizes. 
2.3. Representação matricial  e resolução de sistemas de equações lineares. 
2.4. Característica de uma matriz - aplicação à discussão de um sistema de equações lineares. 
2.5. Inversão de uma matriz regular - método de Gauss-Jordan. 
2.6. Decomposição-LU. 
 
3. Determinantes  
3.1. Definição de determinante de primeira e de segunda ordem. 
3.2. Determinantes de ordem n. Teorema de Laplace. 
3.3. Propriedades dos determinantes. 
3.4. Aplicações da teoria dos determinantes. 
 
4. Matrizes, Determinantes e Geometria Analítica  
4.1. Produto interno de vetores, produto externo e produto misto  
4.2. Representação analítica da reta. 
4.3. Representação analítica do plano. 
4.3. Posição relativa de retas e planos. 
4.5. Distâncias. 
 
Metodologia de avaliação
                     
            Avaliação por frequência
- Prova Escrita 1 (PE1) - 50%
- Prova Escrita 2 (PE2) - 50%
Cada Prova Escrita é classificada de 0 a 20 valores.
A classificação mínima em cada Prova Escrita é de 3 valores.
O aluno é dispensado de Exame e é Aprovado se a classificação final for igual ou superior a 9.5 valores
            Avaliação por Exame
- Prova Escrita - 100% 
O aluno é Aprovado à UC se a classificação final do Exame for igual ou superior a 9.5 valores
Bibliografia
          - Amaral, I.  e Ferreira, M. (2008). Álgebra Linear 1º Vol  Matrizes e Determinantes. Lisboa:  Edições Sílabo
- Ferreira, M.  e Amaral, I. (2009). Álgebra Linear  2º Vol Espaços Vetoriais e Geometria Analítica. Lisboa:  Edições Sílabo
- Monteiro, A. (2006).  Álgebra Linear e Geometria Analítica. Lisboa:  McGRaw-Hill
- Pitacas, I. (2022). Apontamentos de Álgebra Linear.  Abrantes:  ESTA
Método de Ensino
          Aulas teóricas (T) com exposição da matéria seguida de exemplos ilustrativos, com resolução de exercícios nas aulas TP e esclarecimento de dúvidas em OT.
Software utilizado nas aulas
          Ferramentas de produtividade e elearning.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 15 de dezembro de 2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















