Publicação em Diário da República: Despacho n.º16228/2009 - 15/07/2009
5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 70,0 TP , Cód. 911926.
Docente(s)
- Olinda Maria dos Santos Sequeira (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Desenvolver uma atitude empreendedora, no âmbito da produção e consumo sustentáveis. Analisar oportunidades de negócio. Avaliar as potencialidades de um novo negócio. Aplicar os instrumentos de análise financeira, e identificar as fontes de financiamento. Reconhecer as vantagens das parceria
Programa
1. Conceitos de empreendedorismo. 2. Processo empreendedor. 3. Metodologias para a escolha do projecto. 4. Elaboração de um plano de negócios. 5. Financiamento do projecto. 6. Como criar a sua empresa. 7. Sucesso/insucesso empresarial.
Metodologia de avaliação
Avaliação colectiva: Elaboração escrita de um plano de negócios, trabalho de grupo- (60% da nota global da disciplina).
Avaliação individual: Apresentação e discussão do plano de negócios (40% da nota global da disciplina). A nota mínima 10.
Bibliografia
- Pigneur, Y. e Osterwalder, A. (2011). Criar Modelos de Negócios. Alfragide: D. Quixote
- Santos, J. e Serra, F. e Ferreira, M. (2010). Ser Empreendedor; Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa. Lisboa: Sílabo
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas em que é apresentada e discutida a matéria base, com apresentação de casos de estudo que servem de apoio à matéria teórica, bem como a discussão dos projectos dos alunos.
Software utilizado nas aulas
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 15 de junho de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)