Publicação em Diário da República: Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 4,0 OT , Cód. 964427.
Docente(s)
- João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não Aplicável
Objetivos
1 Compreender vantagens e riscos de transformação da informação em conteúdo interativo
1.1 Perceber as diferenças entre conteúdos impressos e digitais/interativos
1.2 Observar soluções existentes
2 Estruturar navegação (flowcharts e wireframes)
2.1 Estruturar conteúdo para organizar mapas de navegação e wireframes
3 Criar animações e hotsopts
3.1 Animar com acerto e com lógica usando software apropriado
3.2 Conhecer o interface e os recursos fundamentais do software
3.3 Conceber botões e outros recursos para interação
4 Desenvolver o layout dos ecrãs e a navegação entre ecrãs
4.1 Projetar conteúdos interativos, a partir do modo de design, no modo de prototipagem, integrando sugestões de melhoria e realizando as transformações ou adaptações necessárias
5 Aplicar conhecimentos usando o software c/mestria
5.1 Dominar processos, ferramentas/software de desenvolvimento de ambientes/produtos multimédia interativos;
Programa
01) Informação e interactividade
01.1) Da informação estática aos conteúdos dotados
de animação e interatividade e interactividade
02) Flowcharts e diagramas: conteúdos e interação em e entre
wireframes
0.2.1) Representação esquemática de ecrãs e da interatividade
entre ecrãs; arquitetura da informação: mapas,
03) Layout/design dos ecrãs flowcharts, storyboards
0.3.1) Representação visual expressiva e auto-explicativa
de wireframes
04) O Software de design de mockups, a prototipagem rápida
04.1) O interface de softwares de prototipagem rápida e
de design de conteúdos interativos; descoberta e
exercitação
05) Tarefas de aplicação
0.5.1) Designing de um conteúdo interativo acessível
por plataforma móvel
Metodologia de avaliação
Realização em aula, de exercícios e de trabalhos práticos, para demonstração de competências e domínio de conteúdos; Classificação expressa de forma qualitativa: Insuficiente, Suficiente, Bom e Muito Bom;
Acesso a frequência implica participação em, pelo menos, dois terços das aulas;
Os trabalhos têm de ser todos disponíveis na plataforma Teams da UC, até à aula anterior ao dia da frequência;
Entrega, apresentação e defesa, em frequência, de todos os trabalhos e exercícios propostos, devidamente concluídos e incorporando as melhorias que foram sugeridas durante as aulas;
Classificação final expressa-se quantitativamente, numa escala compreendida entre zero a vinte valores.
Só são admitidos a exame alunos que foram avaliados em frequência, caso não tenham obtido aproveitamento naquela;
O exame consiste na apresentação e defesa dos trabalhos desenvolvidos durante o semestre, os quais, tendo sido avaliados em frequência, não tiveram classificação positiva.
A classificação final expressa-se quantitativamente, duma escala compreendida entre zero a vinte valores;
Todos os trabalhos (exercícios, tarefas ou projetos) têm o mesmo peso.
Bibliografia
- --, U. (0). Mobile Design Book of Trends 2015 & 2016. Acedido em 31 de janeiro de 2017 em www.uxpin.com/studio/ebooks/mobile-ui-ux-design-trends-2015-2016/
- DALIOT, A. (2013). Instant Axure RP Starter. (Vol. I). (pp. -----). Birmingham: Packt Publishing
- HACKER, W. (2013). Mobile Prototyping with Axure 7 . (Vol. I). (pp. -----). Birmingham: Packt Publishing
- SCHWARTZ, E. (2013). Mobile Prototyping with Axure 7 . (Vol. I). (pp. -----). Birmingham: Packt Publishing
Método de Ensino
I Aulas teóricas : conceitos (multimédia, design e
interatividade)
II Apresentação/discussão sobre produtos interativos
III Aulas práticas: sketching e exercitação
IV Aulas de aplicação: design
Software utilizado nas aulas
Software de prototipagem rápida e de criação de pdfs interativos.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 11/2023 de 13/12
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)