Publicação em Diário da República: Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 4,0 OT , Cód. 964411.
Docente(s)
            - Vitor Dinis Carita de Jesus (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          1 Dominar a sintaxe visual básica
2 Adquirir uma literacia visual gráfica abrangente
3 Escolher, hierarquizar e manipular elementos tipográficos de um projecto gráfico
4 Saber desenhar Logotipos
5 Saber conjugar imagem e texto
6 Desenvolver projectos de identidade institucional
Programa
          1 Introdução ao design gráfico: sintaxe e literacia visual
 1.1. Legibilidade e leiturabilidade
 1.2. Letra, palavra, frase, texto
 1.3. Entrelinhamento, tracking e Kerning
2 Tipografia
 2.1. Anatomia da letra
 2.2. Fontes e as suas famílias
3 Composição gráfica
 3.1. Princípios de Design na composição gráfica
 3.1.1.Proximidade
 3.1.2.Contraste
 3.1.3.Repetição
 3.1.4.Alinhamento
3.2. Grelha/Grid do Layout
 3.2.1.  Texto e imagem
4 Elementos compositivos no design
 4.1. Forma
 4.2. Linha
 4.3. Contorno e preenchimento
 4.4. Forma e fundo, 
 4.5. Textura
 4.6. Cor 
5 Identidade visual
 5.1. Logotipo
 5.2. Identidade corporativa
 5.3. Caderno de Normas Gráficas
Metodologia de avaliação
          Serão realizados ao longo do semestre seis exercícios: o primeiro tem o peso de dois na nota final; os exercícios dois e três têm peso de três (cada um) na nota final; e os exercícios quatro, cinco e seis têm peso de quatro (cada um) na nota final.
As datas das avaliações estão devidamente explicitadas em cada um dos seis enunciados entregues na aula e os exercícios só podem ser entregues dentro dessas datas, a menos que exista uma justificação que constitua impedimento do mesmo.
Só serão admitidos a exame ou recurso alunos que tenham desenvolvido, pelo menos quatro, dos 6 exercícios estipulados para a unidade curricular e tenham estado presentes a 2/3 das aulas. Em exame serão entregues os exercícios em falta e/ou as melhorias propostas pelo docente relativamente aos exercícios realizados em frequência.A nota final será a média ponderada a cima apresentada do conjunto dos seis exercícios avaliados. Para as épocas especiais de exame a admissão é feita com as mesmas condições que nas restantes épocas e a nota também resulta da média ponderada dos trabalhos apresentados e avaliados.
Bibliografia
          - Gordon, M.  e Gordon, B. (2002). Diseño Grafico Digital. Barcelona:  Editorial Gustavo Gili
- Hyndman, S. (2015). Why Fonts Matter. London:  Virgin Books
- Lupton, E.  e Phillips, J. (2014). Diseno Gráfico - Nuevos Fundamentos. Barcelona:  Editorial Gustavo Gili
- Lupton, E. (2020). Pensar com Tipos. Barcelona:  Editorial Gustavo Gill
- Wilde, J.  e Wilde, R. (2000). Visual Literacy: A Conceptual Approach to Graphic Problem Solving. USA:  Watson-Guptill Publications Inc
- Willberg, H.  e Forssman, F. (2003). Primeros Auxilios en Tipografia. Barcelona:  Editorial Gustavo Gili
Método de Ensino
          1 Aulas teórico práticas expositivas como suporte à realização dos exercícios práticos de presença obrigatória.
2 Realização prática de exercícios de curta duração com acompanhamento do docente
3 Análise dos resultados finais
Software utilizado nas aulas
          Adobe PhotoShop; Adobe Illustrator e InDesign
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 18/2024 de 17/04
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















