Publicação em Diário da República: Despacho n.º 428/2023 de 09/01/2023
4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 42,0 TP + 2,0 OT , Cód. 829718.
Docente(s)
- Maria da Conceição Correia Salvado Pinto Pereira Barras Romana (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
n/a
Objetivos
A-Identificar e distinguir os diferentes pressupostos que definem os domínios da semântica e da
pragmática.
- aprofundar o conhecimento sobre a semântica lexical e suas relações;
- Adquirir conhecimentos sobre a semântica logico- formal e composicional e sobre o conceito de
significação;
- Adquirir conhecimentos sobre as propriedades e relações do significado;
-Aprofundar e adquirir conhecimentos de pragmática, sua conceptualização e autonomização
como área cientifica da gramática do discurso e interação verbal;
- Reconhecer a importância do contexto.
B- Desenvolver a capacidade critica e a aprendizagem de métodos rigorosos de prática e análise
linguística, nas duas áreas das ciências linguísticas
Programa
1. Semântica; 1.1.Objeto de estudo da Semântica e conceitos operatórios básicos.1.2. A
significância informacional e cognitiva da linguagem verbal. 1.3 Frase, enunciado e
proposição.1.4 Relações e propriedades do significado. 1.5.Coesão e coerência. práticas de
análise
2. Pragmática:2.1 Objeto de estudo da Pragmática e conceitos operatórios básicos. 2.2 Contexto
linguístico (co-texto) e contexto extra linguístico (situacional). 2.3. Dimensão interlocutiva da
linguagem- Aprofundar a Teoria dos atos do discurso. 2.3.1 Enunciados constativos e enunciados
performativos. 2.3.2 Princípio de cooperação e máximas conversacionais. 2.3.3 Análise da
conversação.2.4. Pressuposição, Implicatura e Inferência.
Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência (continua e cumulativa):
- Duas provas escritas (45% + 45%) - nota mínima de cada uma das provas- 8 Valores
- Trabalhos escritos ou orais desenvolvidos em aula (10%) Assiduidade Obrigatória - de acordo com o disposto no Art.º 8 ponto 4 do Regulamento Académico das Escolas do IPT.
Média ponderada de todos os elementos. A falta de um elemento de avaliação conduz ao exame final.
Estão dispensados/as de Exame os/as estudantes que em avaliação por frequência obtenham nota igual ou superior a 10 valores.
Avaliação por Exame:
exame escrito (100%) classificação final mínima 10 valores.
Em Época Especial aplica-se o definido em Avaliação por Exame.
Trabalhadores- estudantes: devem contactar a docente no decorrer das duas primeiras duas semanas de aulas para tomarem conhecimento de sua forma de avaliação.
Estudantes Erasmus: devem contactar a docente no decorrer das duas primeiras duas
semanas de aulas para tomarem conhecimento de sua forma de avaliação.
Em todas as épocas de Avaliação:
O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.
Bibliografia
- Coseriu, E. (1977). Princípios de Semântica estrutural. Madrid: Gredos
- Escandell, V. (2006). Introduccion a La Pragmatica. Barcelona: Ariel
- Faria et All, I. (1996). Introdução à Linguística Geral. Lisboa: Caminho
Método de Ensino
a)Exposição dos conteúdos teóricos;
b)Leitura de textos e reflexão interpretativa;
c)Exercícios práticos de escrita
Software utilizado nas aulas
Plataforma de e-learning
Plataforma Microsoft Teams
Powerpoints
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 198 - 27/03/2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)