5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 45,0 T + 2,0 OT , Cód. 9380101.
Docente(s)
- Ana Rita de Sousa Gaspar Vieira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
a) Enquadrar contextualmente os movimentos artísticos desde os finais da Idade Moderna até à Contemporaneidade, promovendo um estudo integrado da arte segundo uma perspetiva pluridisciplinar e uma visão alargada do fenómeno artístico.
b) Proceder ao estudo integrado das obras de arte, apreendidas como objetos estéticos, históricos e artísticos.
c) Desenvolver a capacidade de análise das obras de arte, segundo as normas de construção de um discurso científico atual, para fomentar um espírito crítico na apreciação das obras de arte, tendo em conta as ferramentas operativas de investigação e conservação das mesmas.
Programa
I. Cinco séculos de arte contemporânea (dos finais da Idade Moderna até à Contemporaneidade);
1.1. O Romantismo e o Realismo.
1.2 - A intensidade espiritual e a ligação à natureza.
1.2.1. O Romantismo pictórico a e paisagem como metáfora.
1.2.2. Os revivalismos românticos na arquitetura.
1.3. A Era do Positivismo: o Realismo
2. Naturalismo e Impressionismo.
2.1. Impressionismo: revolução ou renovação na continuidade?
3. Pós-Impressionismo:
3.1. A «arte primitiva» de Paul Gauguin
3.2. Vincent Van Gogh e a «explosão dos sentimentos coloridos»
3.3. Paul Cézanne: a crítica ao Impressionismo e o retorno da espacialidade construída.
3.4 George Seurat e a teoria divisionista da cor
II. A prática artística no século XX
1. A diversidade de linguagens e disciplinas:
1.1- A abstração, o corpo e a natureza como suportes;
1.2 - A colagem; a performance, o vídeo;
2. A deslocação do lugar da arte no sentido da ocupação do espaço real:
2.1 - A produção da obra na sua relação com o real;
2.2 Os mecanismos de divulgação e de receção da obra de arte: da exposição ao museu.
Metodologia de avaliação
A avaliação é contínua, implicando a realização de dois trabalhos teóricos, cujas temáticas são relativas aos assuntos estudados nas aulas e previamente acordadas com a docente da U.C. (cada trabalho correspondendo a 40% da nota final). Aos trabalhos somam-se a assiduidade e a participação nas aulas (que representam 20% da nota final).
Ficam dispensados de exame os alunos que em avaliação contínua obtenham nota igual ou superior a 10 valores.
A avaliação por exame (100%) corresponderá também à avaliação dos dois trabalhos referidos, com acordo prévio obrigatório com as docentes, sobre as temáticas apresentadas nas aulas.
Bibliografia
- A.A.V., V. (1987). História da Arte. . (Vol. 8, 9 e 10). Lisboa: Alfa
- Didi-Huberman, G. (2013). O que vemos, o que nos olha.. São Paulo : EDITORA 34
- JANSON, H. (2010). A Nova História da Arte de Janson.. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
- Millet, C. (2000). A Arte Contemporânea.. Lisboa: Instituto Piaget
Método de Ensino
Aulas teóricas que partem da exposição oral dos assuntos estudados apoiada na observação e análise de obras de arte e na discussão crítica sobre os conteúdos abordados.
Apoio tutorial.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 14/2024 de 31/01
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)