Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10852/2016 - 05/09/2016
4 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP + 2,0 OT , Cód. 938058.
Docente(s)
- Ana Rita de Sousa Gaspar Vieira (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
a) Enquadrar contextualmente os movimentos artísticos desde os finais da Idade Moderna até à Contemporaneidade: estudo integrado da arte em perspectiva pluridisciplinar, numa visão alargada do fenómeno artístico.
b) Proceder ao estudo integrado das obras de arte, apreendidas como objectos estéticos, históricos e artísticos.
c) Desenvolver a capacidade de análise das obras de arte, tendo em atenção a problemática da construção de um discurso científico;
fomentando o espírito crítico na apreciação da obra de arte, tendo em conta as ferramentas operativas de investigação sobre as mesmas.
Programa
I- A arte e o artista nos séculos XVIII e XIX.
1- A Arte Barroca.
1.1. O pensamento arquitectónico.
1.2. A Escultura.
1.3. A Pintura.
2 - O Neoclassicismo.
2.1 - O iluminismo e o retorno à citação
3. Romantismo e Realismo.
3.1 - A intensidade espiritual e a ligação à natureza.
3.1.1. O Romantismo pictórico a e paisagem como metáfora.
3.1.2. Revivalismos românticos na arquitectura.
3.2. A Era do Positivismo: o Realismo
4. Naturalismo e Impressionismo.
4.1. Impressionismo: revolução ou renovação na continuidade?
5. Pós-Impressionismo:
5.1. A «arte primitiva» de Paul Gauguin
5.2. Vincent Van Gogh e a «explosão dos sentimentos coloridos»
5.3. Paul Cézanne: a crítica ao Impressionismo e o retorno da espacialidade construída.
5.4 George Seurat e a teoria divisionista da cor
II - A prática artística no século XX
1. A diversidade de linguagens e disciplinas:
1.1- A abstração, o corpo e a natureza como suportes;
1.2 - A colagem; a performance, o vídeo;
2.A deslocação do lugar da arte no sentido da ocupação do espaço real
2.A deslocação do lugar da arte no sentido da ocupação do espaço real:
2.1 - A produção da obra na sua relação com o real;
2.2 - Mecanismos de receção da obra de arte: a exposição;
Metodologia de avaliação
A avaliação é contínua, implicando a realização de dois trabalhos teóricos, cujas temáticas são relativas aos assuntos estudados nas aulas e previamente acordadas com as docentes da U.C., com respetivas apresentações orais (cada trabalho correspondendo a 40% da nota final). Aos trabalhos somam-se a assiduidade e a participação obrigatórias nas aulas (que representam 20% da nota final).
Ficam dispensados de exame os alunos que em avaliação contínua obtenham nota igual ou superior a 10 valores.
A avaliação por exame (100%) corresponderá também à avaliação dos dois trabalhos referidos, com acordo prévio obrigatório com as docentes, sobre as temáticas apresentadas nas aulas.
A presença nas aulas teórico-práticas será de carácter obrigatório. Os alunos que não estiverem presentes em pelo menos um 1/3 das aulas serão excluídos por faltas.
Bibliografia
- DIDI-HUBERMAN, G. (2007). Ce que nous voyons, ce qui nous regarde. Paris: PUF
- JANSON, H. (2010). A Nova História da Arte de Janson. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
- MILLET, C. (2000). A Arte Contemporânea. Lisboa: Ed. Instituto Piaget
- VV, A. (1976). História da Arte. (Vol. 8,9,10). Lisboa: Alfa
Método de Ensino
Aulas teóricas, partindo sempre da observação e análise das obras de arte.
Aulas teórico-práticas com base na discussão e reflexão sobre os conteúdos abordados nas aulas teóricas.
Apoio tutorial.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 27 de novembro de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)