Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 3,0 OT , Cód. 817739.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não se aplica
Objetivos
A unidade curricular permitirá ao discente desenvolver as seguintes competências:
A.) Distinguir as variantes de investigação qualitativa, quantitiva e mista apliváveis ao Cinema Documental e demais Artes Visuais;
B.) Sistematizar e construir a pergunta de partida, as hipóteses correspondentes, bem como será capaz de operacionalizar a terminologia científica e validar os desenhos de pesquisa;
C.) Explicar e fazer uso do conhecimento advindo de cinco teorias fundamentais aplicáveis à Comunicação e às Artes Visuais;
D.) Desenvolver competências no domínio da escrita científica, percebendo as suas especificidades e particularidades
Programa
1. Tipos de investigação em Comunicação e Artes Visuais
1.1. Investigação Qualitativa
1.2. Investigação Quantitativa
1.3. Investigação Mista ou Intercalada
2. Desenho de investigação para Comunicação e Artes Visuais
2.1. A construção da Pergunta de Partida
2.2. A importância das Hipóteses
2.3. A escolha e delimitação dos conceitos e teorias
2.4. Modelos de verificação da robustez científica do projeto
3. Teorias meta-metodológicas aplicáveis ao Cinema Documental
3.1. Teoria da Representação
3.2. Teoria da Literacia Visual
3.3. Teoria da Retórica Visual
3.4. Teoria Semiótica Visual
3.5. Teoria dos Estudos Culturais e Culturológicos
4. Introdução à escrita científica
4.1. O processo de escrita no contexto académico e científico
4.2. A escrita como mecanismo mediador de conhecimento
4.3. As especificidades formais e semânticas da escrita científica
Metodologia de avaliação
A unidade curricular será avaliada com recurso a trabalhos realizados em sala de aula (25%); participação ativa em sala de aula (15%); construção de um projeto de investigação científica (40%); apresentação do projeto de investigação científica (20%)
Bibliografia
- Croucher, S. e Cronn-Mills, D. (2015). Understanding Communication Research Methods. Londres: Routledge
- Davies, M. e Mosdell, N. (2006). Practical Research Methods for Media and Cultural Studies. Edimburgo: Edinburgh University Press
- Smith, K. e Moriarty, S. e Barbatsis, G. e Kenney, K. (2005). Hanbook of Visual Communication: Theory, Methods and Media. Londres: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers
Método de Ensino
As aulas seguirão principalmente o método expositivo. Sempre que seja necessário recorrer-se-á ao uso de elementos audiovisuais que permitirão uma melhor compreensão dos vários temas e conteúdos programático
Software utilizado nas aulas
Não se aplica