Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 3,0 OT , Cód. 817713.
Docente(s)
- Liliana Cristina Vidais Rosa (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Proficiência em língua inglesa.
Objetivos
A. Problematizar o conceito de documentário e a sua transformação ao longo da história do cinema.
B. Conhecer os momentos charneira da história do cinema documental das origens do cinema até ao Cinema Directo.
C. Capacitar para a análise dos diferentes modos do documentário.
Programa
1. Documentário enquanto género cinematográfico: origem e problematização da definição de documentário.
2. Do desejo do real no cinema dos primeiros tempos à "invenção" do documentário nos anos 1920: Robert Flaherty e o filme de viagem, o cinema de vanguarda europeu.
3. Preocupações políticas e sociais no documentário dos anos 1930 a 1950: o documentário ao serviço de causas políticas; institucionalização do documentário no Reino Unido e no Estados Unidos; a utilização do documentário de propaganda e contrapropaganda na II Guerra Mundial; documentário poético europeu.
4. A emergência do documentário observacional no final dos anos 1950: Free Cinema, Direct Cinema e Cinema Vérité.
Metodologia de avaliação
1. Avaliação por Frequência
1.1 Assiduidade e intervenção regular sobre as temáticas-filmes em discussão nas aulas (10%).
1.2 Dois testes escritos (presenciais): um teste durante o semestre (45%) e outro teste no final do semestre (45%).
2. Avaliação por exame
2.1 Época Normal: Prova escrita (presencial) sobre os conteúdos programáticos da UC (100%)
2.2 Época de Recurso: Prova escrita (presencial) sobre os conteúdos programáticos da UC (100%)
2.3 Época Especial: Prova escrita (presencial) sobre os conteúdos programáticos da UC (100%)
A avaliação é feita de acordo com o disposto no Art.º 11º do Regulamento Académico das Escolas do IPT. Estão dispensados/as de Exame os/as estudantes que em Frequência obtenham nota igual ou superior a 10 valores.
Bibliografia
- Barsam, R. (1992). Non-Fiction Film - A Critical History. Bloomington: Indiana University Press
- Da-Rin, S. (2004). Espelho Partido - Tradição e Transformação do Documentário. Rio de Janeiro: Azougue
- Nichols, B. (2001). Introduction to Documentary. Bloomington: Indiana University Press
- Rothman, W. (1997). Documentary Film Classics. Cambridge: Cambridge University Press
Método de Ensino
1. Aulas teóricas em sala de aula.
2. Aulas práticas de análise de filmes em sala de aula.
Software utilizado nas aulas
1. Plataforma utilizada
1.1 Microsoft Teams
2. Software necessário para aplicação dos conhecimentos adquiridos
2.1 Microsoft Word
2.2 Adobe Acrobat Reader
2.3 Open Office
2.4 VLC Media Player
2.5 Quick Time Player
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião de 27 de março de 2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)