O Doutoramento em Património, Tecnologia e Território (DPTT) é um programa de formação avançada e de investigação oferecido pela Universidade Autónoma de Lisboa e pelo Instituto Politécnico de Tomar, com colaborações académicas em todos os continentes.
O Doutoramento estrutura-se me duas especialidades: Especialidade em Arqueologia, Cultura Material e Comportamento Humano; Especialidade em Património, Tecnologias e Paisagens Culturais. O plano de estudos é consultável em anexo, e comporta 240 ECTS.
O DPTT está articulado com os programas do Centro de Geociências, do Centro Techn&Art, da Cátedra UAL de História e Cultura Luso-Brasileira e da Cátedra UNESCO-IPT em Humanidades e Gestão Cultural do Território. Os doutorandos serão associados a um dos centros.
O programa do doutoramento assume como componente fundamental a articulação com os estudos comparativos, em diversos contextos territoriais (Europa, África, América do Sul, Sudeste Asiático), desenvolvidos pelos centros de investigação associados. O modelo de ensino a distância é o mais adequado para a prossecução de um programa global de investigação comparada em territórios de vários continentes. Com efeito, o doutoramento pretende atrair um amplo leque de potenciais candidatos, nos planos nacional e internacional, perspetivando igualmente a futura associação a consórcios internacionais (com base nas redes já existentes e em que o IPT e a UAL participam). O ensino a distância, permite assegurar a máxima qualidade na investigação multidisciplinar internacional e atrair estudantes que já possuam percursos curriculares de relevo, possam estar inseridos em projetos de pesquisa ou de desenvolvimento territorial e procurem um enquadramento académico avançado.
Número total de créditos ECTS das unidades curriculares predominantemente lecionadas a distância.: 220 (92% a distância)
A componente presencial corresponde a 20 ECTS,no seminário de desenvolvimento de projeto em contexto territorial, no qual os doutorandos integram trabalhos de investigação multidisciplinar de equipas das linhas de pesquisa dos centros de I&D CGEO e TECHN&ART, acreditados pela FCT e associados ao programa.
Cada doutorando selecionará um dos projetos em curso em Lisboa, em Tomar ou Mação, em função da proximidade com o seu próprio foco de pesquisa. As sessões presenciais ocorrerão em regime de seminário intensivo.
ECTS: 240
Local de Funcionamento: Tomar, Lisboa, Mação.
N.º do Processo: NCE/21/2100319
Prazo de Acreditação: 6 Anos
Data da Publicação: 30/09/2022
Deliberação A3ES