Publicação em Diário da República: Registo Alteração R/Cr 295.1/2015 de 10-08-2018
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 45,0 PL + 3,0 OT , Cód. 60285.
Docente(s)
- Lionel Martins Louro (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Computador pessoal, acesso à internet e auriculares.
Objetivos
No final da unidade curricular, os alunos devem conseguir modelar objetos 3D com UV's, criar diferentes texturas, shaders, iluminar e fazer o render final.
Programa
Aula 01: Apresentação da unidade curricular e respetivos requisitos;
1 - Modelação
Aula 02: Apresentação do software e respetivo interface;
Aula 03: Primitivas 3D;
Aula 04-09: Técnicas e ferramentas de modelação 3D;
2 - Coordenadas de Mapeamento
Aula 10-11: Criação de UVs;
Aula 12: Organização do Layout e Render UVs;
3 - Texturas e Iluminação
Aula 13: Criação de texturas e materiais;
Aula 14: Fundamentos de iluminação e render;
Aula 15: Entrega e discussão do projeto final;
Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência:
- Projeto Final (100%).
Para os alunos com estatuto de Trabalhador-Estudante, a Avaliação por Frequência é realizada através de um Projeto Final (100%).
Avaliação por Exame:
- Projeto Final (100%).
Bibliografia
- Chopine, A. (2011). 3D Art Essentials: The Fundamentals of 3D Modeling, Texturing, and Animation. Estados Unidos: Focal Press
- Demers, O. (2002). Digital Texturing and Painting. Estados Unidos: New Riders
- Ratner, P. (2003). 3-D Human Modeling and Animation. Estados Unidos: Wiley
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.
Software utilizado nas aulas
Autodesk 3ds max e outros.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 07 de julho de 2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)