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Ano Letivo: 2022/23

Som e Imagem

Grafismo Audiovisual

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Publicação em Diário da República: Registo Alteração R/Cr 295.1/2015 de 10-08-2018

6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 45,0 PL + 3,0 OT , Cód. 602831.

Docente(s)
- João Ricardo Mendes de Freitas Pereira (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Computador pessoal
Acesso à internet
Auriculares
Inglês Nível B2

Objetivos
Ao concluir esta UC o alunos deverá ser capaz de:
1. aplicar técnicas na melhoria e enriquecimento de animações gráficas;
2. inserção de conteúdos e alteração de imagens em movimento;
3. desenvolvimento e procura de soluções visuais a aplicar em gráficos e imagens em movimento.

Programa
1.Grafismo Audiovisual.
1.1. Estado da Arte
1.2. Análise de exemplos
2. Criação e manipulação de animações gráficas
2.1. Softwares e ferramentas
2.2. Animação de Texto
2.3. Animação de formas
2.4. Importação e animação de objetos externos
3. Manipulação de vídeo
3.1. Efeitos
3.2. Máscaras
3.3. Rotoscopia
4. Conteúdos 3D
4.1. Espaço 3D. Câmara, luz e sombra.
4.2. 3D Tracker, integração de objetos
4.3. Tracker 3D.

Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência:
O aluno poderá optar por uma avaliação em modo de a) gamificação ou pelo modo b) clássico (opção por defeito). A opção pelo modo de gamificação terá de ser comunicado por e-mail, até duas semanas após o início das aulas e não pode ser revertido.

Modo Clássico:
Frequência I (teórico-prática):50%
Frequência II (teórico-prática):50%

Modo Gamificação:
Frequência I:50%
Frequência II:50%

Os primeiros 25% dos alunos com aproveitamento a completar as missões (exercícios) recebem um cristal, até um máximo de 3. Os segundos 25% dos alunos com aproveitamento a completar as missões recebem uma estrela. 2 estrelas podem ser trocadas por 1 cristal. A conclusão de todas as missões equivale a 1 cristal. Cada cristal equivale a 5 pontos a aplicar na Frequência. 4 cristais equivalem à dispensa da frequência.

O aluno obtém aprovação à UC de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.

Avaliação por Exame:
Exame (teórico-prático): 100%
O aluno obtém aprovação à UC de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.

Bibliografia
- Dinur, E. (2017). The Filmmaker’s Guide to Visual Effects. New York: Routledge
- Lanier, L. e , . (2015). Compositing Visual Effects in After Effects. New York: Focal Press
- Perkins, C. e , . (2013). The After Effects Illusionist. New York: Focal Press

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.

Software utilizado nas aulas
Adobe After Effects
Adobe Photoshop
Adobe Illustrator

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 182, de 15 de março

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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