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Ano Letivo: 2022/23

Marketing Digital

Técnicas de escrita para o meio digital

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 4719/2022 de 21/04/2022

4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 28,0 PL + 14,0 TP + 14,0 OT , Cód. 605923.

Docente(s)
- Rosana Antonio (2)
- Manuela Sofia da Conceição Silva (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
1. Conhecer e posicionar-se criticamente sobre as mudanças fundamentais que as tecnologias introduziram nos processos de escrita e de leitura;
2. Dominar os conceitos e regras de organização e produção de documentos escritos para ambientes digitais;
3. Analisar diversas tipologias de escrita e organização de documentos digitais;
4. Integrar no seu trabalho criativo o conhecimento adquirido:
4.1. Evidenciar o público-alvo;
4.2. Criar Personas com o objetivo de ser assertivo nas comunicações;
4.3. Descrever a narrativa e desenvolver técnicas de escrita criativa;
5. Produzir documentos escritos para ambientes digitais:
5.1. Aplicar técnicas de escrita criativa para os meios digitais;
5.2. Aplicar técnicas de escrita em publicidade;
6. Desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita.

Programa
1. Comunicação e Linguagem:
1.1. História e evolução da escrita
1.2. Tipos de linguagem
1.3. O mundo virtual/digital
1.4. O ciberespaço.
2. Ferramentas para a produção de escrita digital:
2.1. redes sociais, blogues, portais e páginas, correio eletrónico.
3. Diferenças de Estilo e Interpretação
3.1. A denotação e a conotação;
3.2. Narrativo;
3.3. Dissertativo/argumentativo;
3.4. Informativo;
3.5. Interpretativo.
4. Técnicas de escrita:
4.1. A criatividade na escrita e a Imaginação;
4.2. Estratégias para estimular a criatividade.
5. Associação de elementos na criação de textos:
5.1. Sons e Cheiros;
5.2. Conceitos e imagens;
5.3. palavras e frases;
5.4. Temas.
6. Escrita criativa em publicidade:
6.1. Influência e Intertextualidade;
6.2. Construção, transgressão, humor, adaptação e absurdo: paródia, citação e alusão;
6.3. Metáforas e analogias;
6.4. O texto publicitário e a estrutura do slogan.

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua (pressupõe a participação em 2/3 das aulas):
-Participação ativa nas aulas (leitura expressiva, realização de desafios de escrita e de outras tarefas propostas pela docente em contexto de aula) – 15%
-Portefólio de textos escritos/digitais – 50%
-Prova escrita – 35 %

Avaliação periódica/ exame:
- Prova escrita (70%)
- Apresentação e discussão oral de um trabalho (30%)

Bibliografia
- Carvalho, M. (2015). Quem disser o contrário é porque tem razão. Guia prático de escritor de ficção. Porto: Porto Editora
- Norton, C. (2001). Os mecanismos da Escrita Criativa. Lisboa: Temas e Debates
- Pereira, R. (2016). A doença, o sofrimento e a morte entram num bar. Lisboa: Tinta da China
- Rodari, G. (2019). Gramática da Fantasia. Lisboa: Kalandraka

Método de Ensino
Exposição de conceitos teóricos
Leitura/análise de textos literários/não literários
Análise/discussão de textos publicitários
Produção de textos criativos
Apresentação/discussão dos textos produzidos
Portefólio de textos/desafios de escrita
Prova

Software utilizado nas aulas

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países

 


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