IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2022/23

Gestão de Turismo

Métodos Quantitativos

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Aviso nº 11808/2022 - 09/06/2022 + Retificação Despacho n.º 9545/2022 de 03/08/2022

5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 28,0 PL + 28,0 TP + 14,0 OT , Cód. 61252.

Docente(s)
- Carla Sofia Costa Pott Larsen (2)
- Rosa Brígida Almeida Quadros Fernandes (1)(2)
- Carla Alexandra de Castro Carvalho e Silva (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não existem pré-requisitos.

Objetivos
1. Dotar os alunos de ferramentas necessárias à modelação e à resolução de problemas por meio de alguns modelos:
1.1. matemáticos;
1.2. estatísticos.
2. Desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico, analítico e crítico.

Programa
I. BREVES NOÇÕES DE ANÁLISE MATEMÁTICA REAL

1.1. Conceito de função real de variável real.
1.2. Representação gráfica.
1.2. Estudo da função afim.
1.3. Estudo da função quadrática.
1-4 Aplicações das funções afim e quadrática.

II. ESTATÍSTICA DESCRITIVA

2.1. Conceitos iniciais.
2.2. Tipos de variáveis/dados. Classificação quanto à natureza e escala.
2.3. Introdução a um Software Estatístico.
2.4. Tabela de distribuição de frequências.
2.5. Representações gráficas.
2.6. Características amostrais: medidas de localização, de dispersão e de forma.
2.7. Diagrama de extremos e quartis. Outliers.
2.8. Tabelas de contingência.

III - REVISÕES DE CÁLCULO NUMÉRICO

3. REVISÕES DE CÁLCULO NUMÉRICO
3.1. Propriedades das operações.
3.2. Simplificação de expressões numéricas usando as propriedades das operações.
3.3. Operações envolvendo frações, potências, logaritmos e exponenciais.
3.4. Resolução de problemas envolvendo frações, potências, exponenciais e logaritmos.
3.5. Resolução de equações do 1º e 2º graus.
3.6. Distinção entre expressão algébrica, equação e função.
3.7. Interpretação na linguagem do dia a dia de uma expressão algébrica, uma equação e uma função.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: minitestes realizados ao longo do semestre, na aula, sem consulta, sem uso de máquina de calcular e sem aviso prévio.

A nota final de frequência é 100% média dos minitestes.

O aluno é dispensado de exame se obtiver nota final positiva, isto é, superior ou igual a 10 valores (em 20 valores).

Avaliação por exame: um teste escrito sobre toda a matéria, sem consulta e sem uso de máquina de calcular.
Aprovação: nota igual ou superior a 10 valores em 20 valores.

Bibliografia
- Khan, A. (0). Estatística do Ensino Secundário. Acedido em 14 de setembro de 2022 em https://pt-pt.khanacademy.org/math/probability
- Khan, A. (0). Fundamentos de Álgebra. Acedido em 14 de setembro de 2022 em https://pt-pt.khanacademy.org/math/algebra-basics
- Khan, A. (0). Funções. Acedido em 14 de setembro de 2022 em https://pt-pt.khanacademy.org/math/algebra/x2f8bb11595b61c86:functions
- Larson, R. (2006). Cálculo. (Vol. Vol. I). New York: McGraw-Hill
- Siegel, A. e Morgan, C. (1996). Statistics and Data Analysis: An IntroductionStudy Guide Wiley International Edition. (Vol. 2 nd, ). (pp. 1-152). USA: John Wiley & Sons
(0). Rosa Brígida, conteúdos matemática e física. Acedido em 8 de julho de 2021 em https://doctrino.ipt.pt/course/view.php?id=4794

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas e de laboratório, em que se expõem e exemplificam as matérias respeitantes a cada um dos conteúdos programáticos, incentivando-se a participação ativa por parte dos alunos.

Software utilizado nas aulas
Microsoft Excel
SPSS

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Reunião do CTC de 08/02/2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado