IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2022/23

Design Multimédia

História das Ideias do Design

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10345/2023 de 09/10/2023

6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP , Cód. 617534.

Docente(s)
- João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
a) Conhecer o design através da sua história/transformações
b) Compreender as relações de contágio entre o design e as artes plásticas
c) Ler o design à luz das grandes ideias e transformações
d) Descobrir personalidades e ideias fulcrais em design
e) Aplicar os conhecimentos adquiridos

Programa
1- Design sem designers e design como atitude
2- Primórdios do Design e sua contextualização
3- Movimentos ou movimentos fulcrais do Design.
Relações e contágios
4- Design de Comunicação, Design de Equipamento
e de outra natureza/âmbito
5- Estudo detalhado de um movimento e/ou
de um designer
6- Trabalho de investigação e
exercícios de aplicação de conhecimentos

Metodologia de avaliação
A avaliação compreende a participação dos alunos nas aulas e nas tarefas propostas, durante as aulas e momentos terminais, designados como Frequência e como Exame.
A investigação e os exercícios serão desenvolvidos em aula e como trabalho autónomo, em grupo e individualmente.
Os exercícios possuem todos o mesmo peso.
A avaliação final, em Frequência, expressa-se mediante classificação de zero a vinte valores.
São admitidos a frequência os alunos que tenham participado, pelo menos, em dois terços das aulas.
A Frequência pressupõe apresentação e discussão de todos os trabalhos propostos.
São admitidos a exame, os alunos que não tenham obtido avaliação positiva em Frequência.
O exame é de natureza teórico-prática, pressupondo a realização de uma tarefa e a resposta a questões específicas, sobre os conteúdos da UC.



Bibliografia
- Burdek, B. Design: History, Theory and Practice of Product Design. Acedido em 0 de janeiro de 0 em https://www.pdfdrive.com/design-history-theory-and-practice-of-product-design-e157478847.html
- Heller, S. e Chwast, S. e , . Graphic Styles. From Victorian to post-modern. Acedido em 0 de janeiro de 0 em https://www.pdfdrive.com/graphic-style-from-victorian-to-post-modern-d186643759.html
- Meggs, P. e Alston, P. Meggs' History of Graphic Design. Acedido em 0 de janeiro de 0 em www.pdfdrive.com/meggs-history-of-graphic-design-e156999662.html

Método de Ensino
1- Aulas teórico-práticas, natureza expositiva
2- Dissecação de momentos/personalidades
3- Promoção de investigação dum momento específico do design, movimento, ou personagem
4- Aplicação dos conhecimentos:
exercícios de reinterpretação

Software utilizado nas aulas

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 12 de julho de 2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado