IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2022/23

Animação e Modelação 3D e Jogos

Edição e Pós-Produção de Vídeo

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11283/2020 de 16/11/2020

6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 11,0 T + 45,0 TP , Cód. 654314.

Docente(s)
- Miguel Dinis de Oliveira (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
A.a Entender as imagens em movimento, não apenas como veículo, mas como suporte de informação e de comunicação;
A.b Adquirir uma literacia digital e multimédia coesa em termos de conceitos, referências e práticas;
B.a A construção de narrativas
C.a Adequar os diferentes media de acordo com os requisitos técnicos, de acessibilidade, de usabilidade, artísticos, científicos e outros;
C.b Trabalhar ema equipas multidisciplinares

Programa
1. A Linguagem Audiovisual
1.1 Plano, Cena e Sequência;
1.2 Enquadramentos;
1.3 Composição e Perspetiva;
1.4 Movimentos de câmara;
2. Introdução ao conceito Multimédia
2.1 Média estáticos e Média Dinâmicos;
2.2 Tipos de multimédia;
3. Multimédia e Interactividade
3.1 tipos de interacção e integração de média
4. Projecto multimédia
4.1 Gestão de Projecto;
4.2 Ferramentas de autoria multimédia;
5. Edição de Vídeo
5.1 Importação de ficheiros;
5.2 Montagem;
5.3 Inserção de gráficos;
5.4 Edição de Áudio;
6. Pós-Produção
6.1 Formatos de output; codecs; peso vs qualidade
6.2 Tratamento de imgaem
6.3 Correcção de cor
6.4 Máscaras e efeitos

Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência:
Apresentação de Exercícios

Exercício#1 (20%)
Exercício#2 (20%)
Exercício#3 (20%)
Exercício#4 (30%)
Relatório Exercício#4 (10%)


Avaliação por exame:
Entrega de exercícios

Exercício#1 (15%)
Exercício#2 (15%)
Exercício#3 (15%)
Exercício#4 (40%)
Relatório Exercício#4 (15%)

Bibliografia
- MURCH, W. (2001). In the Blink of An Eye. EUA: SilmanJames imprensa & E.U.
- N., R. (2012). Multimédia e Tecnologias Interativas (5ºEdição Atualizada e Aumentada). Lisboa: FCA - Editora de Informática
- V, C. (2012). Multimedia Foundations. Core Concepts for Digital Design. Oxford: Focal Press

Método de Ensino
1. Exposição dos conteúdos (modo síncrono)
2. Visionamento e análise de filmes e/ou excertos de filmes (modo síncrono e assíncrono)
3. Exercícios práticos (modo síncrono e assíncrono)

Software utilizado nas aulas
Davinci Resolve
Adobe Premiere

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de janeiro de 2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado