5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 32,0 TP , Cód. 20311.
Docente(s)
            - Raquel Palma Tomé de Sousa Botelho (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          
Objetivos
          O aluno deve ser capaz de:
- Analisar os elementos, princípios teóricos e conceitos fundamentais do digital e Cultura Digital.
- Analisar e compreender as diferentes emergências desta Cultura Digital nos média.
- Entender os conceitos de Digital e de Cultura Digital e a sua importância na sociedade atual;
- Compreender os contextos em que estes se desenvolvem;
- Analisar a sua importância no fenómeno comunicativo em geral e as alterações que introduz nos meios de comunicação.
Programa
          - O que é a Cultura Digital?
  .Teoria da Informação de Claude Shannon;
  . A cibernética de Norbert Weiner; 
  . A programação de Grace Hopper; 
  . O contexto sociopolítico na emergência do digital e de uma cultura digital;
   . O contexto cultural (movimento cyberpunk e cibercultura) na emergência do ciberespaço. 
- A cibercultura
- A Cultura Digital nos Média
	- Os (já não tão) novos média;
	- Os novos esquemas comunicativos;
	- Mediação, Remediação ou não mediação;
	- Emissores, Recetores ou Intervenientes no processo comunicativo?
	- As narrativas jornalísticas no ciberespaço
Metodologia de avaliação
          Avaliação por frequência:
- Uma prova escrita obrigatória  40%
- Um trabalho individual obrigatório de análise prática  40%
- Trabalhos e participação em contexto de sala de aula  20% 
Avaliação final (exame e recurso): 
- Prova escrita - 50%
- Média Ponderada da Avaliação por frequência - 50%
Bibliografia
          - Charlie, G. (2002). Digital Culture. Londres:  Reaktion Books 
- ERC, E. (0). Públicos e consumos de média: o consumo de notícias e as plataformas digitais em Portugal em mais dez países. . Acedido em 8 de julho de 2022 em https://www.erc.pt/download/YToyOntzOjg6ImZpY2hlaXJvIjtzOjM4OiJtZWRpYS9lc3R1ZG9zL29iamVjdG9fb2ZmbGluZS82OS4xLnBkZiI7czo2OiJ0aXR1bG8iO3M6MzU6ImVzdHVkby1wdWJsaWNvcy1lLWNvbnN1bW9zLWRlLW1lZGlhIjt9/estudo-publicos-e-consumos-de-media
- Levy, P.  e , . (1997). A Cibercultura. Lisboa:  Instituto Piaget
- Rodrigues, C. (0). Redes Sociais e práticas que se impõem ao jornalismo. Acedido em 8 de julho de 2022 em http://campus.usal.es/~comunicacion3punto0/comunicaciones/035.pdf
Método de Ensino
          1 - Exposição e apresentação dos principais autores, conceitos e teorias;
2  Apresentação de estudos de caso, com debate crítico com os alunos; 
3 - Desenvolvimento de leituras obrigatórias e descodificação dos conceitos, através da análise de casos
Software utilizado nas aulas
          
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
    
    

















