5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 32,0 TP , Cód. 20311.
Docente(s)
- Raquel Palma Tomé de Sousa Botelho (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
O aluno deve ser capaz de:
- Analisar os elementos, princípios teóricos e conceitos fundamentais do digital e Cultura Digital.
- Analisar e compreender as diferentes emergências desta Cultura Digital nos média.
- Entender os conceitos de Digital e de Cultura Digital e a sua importância na sociedade atual;
- Compreender os contextos em que estes se desenvolvem;
- Analisar a sua importância no fenómeno comunicativo em geral e as alterações que introduz nos meios de comunicação.
Programa
- O que é a Cultura Digital?
.Teoria da Informação de Claude Shannon;
. A cibernética de Norbert Weiner;
. A programação de Grace Hopper;
. O contexto sociopolítico na emergência do digital e de uma cultura digital;
. O contexto cultural (movimento cyberpunk e cibercultura) na emergência do ciberespaço.
- A cibercultura
- A Cultura Digital nos Média
- Os (já não tão) novos média;
- Os novos esquemas comunicativos;
- Mediação, Remediação ou não mediação;
- Emissores, Recetores ou Intervenientes no processo comunicativo?
- As narrativas jornalísticas no ciberespaço
Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência:
- Uma prova escrita obrigatória 40%
- Um trabalho individual obrigatório de análise prática 40%
- Trabalhos e participação em contexto de sala de aula 20%
Avaliação final (exame e recurso):
- Prova escrita - 50%
- Média Ponderada da Avaliação por frequência - 50%
Bibliografia
- Charlie, G. (2002). Digital Culture. Londres: Reaktion Books
- ERC, E. (0). Públicos e consumos de média: o consumo de notícias e as plataformas digitais em Portugal em mais dez países. . Acedido em 8 de julho de 2022 em https://www.erc.pt/download/YToyOntzOjg6ImZpY2hlaXJvIjtzOjM4OiJtZWRpYS9lc3R1ZG9zL29iamVjdG9fb2ZmbGluZS82OS4xLnBkZiI7czo2OiJ0aXR1bG8iO3M6MzU6ImVzdHVkby1wdWJsaWNvcy1lLWNvbnN1bW9zLWRlLW1lZGlhIjt9/estudo-publicos-e-consumos-de-media
- Levy, P. e , . (1997). A Cibercultura. Lisboa: Instituto Piaget
- Rodrigues, C. (0). Redes Sociais e práticas que se impõem ao jornalismo. Acedido em 8 de julho de 2022 em http://campus.usal.es/~comunicacion3punto0/comunicaciones/035.pdf
Método de Ensino
1 - Exposição e apresentação dos principais autores, conceitos e teorias;
2 Apresentação de estudos de caso, com debate crítico com os alunos;
3 - Desenvolvimento de leituras obrigatórias e descodificação dos conceitos, através da análise de casos
Software utilizado nas aulas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável