Publicação em Diário da República: Despacho nº 9183/2020 - 25/09/2020
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP , Cód. 300130.
Docente(s)
- Dina Maria Ribeiro Mateus (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Desenvolver a capacidade de aplicação do processo de gestão estratégica.
Compreender a relevância do empreendedorismo como um processo de criação de valor. Compreender a importância da inovação no seio das organizações. Capacidade para elaborar, analisar e executar projectos.
Programa
1. A gestão estratégica
1.1. Planeamento estratégico
1.2. Análise estratégica
1.3. Formulação e implementação da estratégia
2. Empreendedorismo e a criação de uma empresa
2.1. Noções de empreendedorismo
2.2. Características de um empreendedor
2.3. Da ideia à criação da empresa
3. Plano Financeiro
3.1. Financiamento do negócio
4.A criação de um plano de negócios
Metodologia de avaliação
Elaboração e apresentação de um trabalho sobre uma empresa real (20% avaliação conjunta).
Elaboração escrita de um plano de negócios de uma empresa (80% da nota avaliação conjunta).
O trabalho é sujeito a apresentação e discussão.
Bibliografia
- Freire, A. (2008). Estratégia - Sucesso em Portugal. Lisboa: Editorial Verbo
- Mariotti, S. (2007). Entrepreneurship - Starting and operating a small business. New Jersey: Pearson Prentice Hall
- Neves, C. (2007). Análise financeira: técnicas fundamentais. Lisboa: Texto Editores
- Norton, R. e Kaplan, . (2006). Balanced Scorecard: Translating Strategy into Action. Boston: Harvard Business School Press
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas com resolução de casos.
Software utilizado nas aulas
Word e Excel
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável