Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15239/2016 - 19/12/2016
5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 814220.
Docente(s)
- Paula Alexandra Geraldes Portugal (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
O aluno deverá ser capaz de interpretar e utilizar dados termodinâmicos e operatórios para realizar balanços mássicos e entálpicos, e utilizar métodos analíticos, numéricos e gráficos no projeto de equipamentos de destilação simples, de destilação flash e de destilação fracionada.
Programa
1 - Conceitos termodinâmicos e princípio de funcionamento da operação
destilação
- Curvas de equilíbrio líquido-vapor (VLE)
- Volatilidade relativa
- Modelos empíricos para soluções não ideais
2- Processos de destilação
2.1 - Destilação diferencial
- Dinâmica da operação e qualidade versus quantidade
- cálculos de projecto utilizando a equação de Rayleigh
2.2 - Destilação flash
- Conceito de linha operatória e cálculos de projeto
- Volatilidade relativa constante (método analítico)
- Relação da fração de vaporização com a linha operatória
- Destiladores em cascata
2.3- Destilação fracionada contínua
- Equipamento: internals; condensadores de topo e revaporizadores
- Projeto para misturas bicomponente
- Contacto líquido-vapor (Transferência de massa e andar de
equilíbrio)
- Modelação de um andar de equilíbrio. Simplificações
- Método analítico de Lewis-Sorel
- Método gráfico de McCabe e Thiele
- Razão de refluxo e número de andares - Rmín e Nmín
- Projeto de colunas de retificação, de colunas de esgotamento, de colunas com sangrias e de colunas com alimentações múltiplas
Metodologia de avaliação
A avaliação contínua é feita através de dois testes escritos. A classificação final é a média aritmética da obtida nos testes. Com uma classificação superior a 10 valores o aluno será dispensado de exame.
A avaliação por exame é realizada através de um teste escrito dividido em duas partes correspondentes aos testes de avaliação por frequência. O aluno será aprovado se atingir uma classificação igual ou superior a 10 valores.
Bibliografia
- Coulson, J. e Richardson, R. (1988). Tecnologia Química. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
- Perry, J. (2019). Chemical Engineer's Handbook. USA: McGraw-Hill Book Company
- Seader, J. e Henley, E. (2016). Separation Process Principles. USA: John Wiley and Sons
- Wilson, I. (2000). Encyclopedia of Separation Science. London: Academic Press
Método de Ensino
Aulas teóricas em que se discutem os princípios físico-químicos e os métodos de dimensionamento e aulas teórico-práticas em que são propostos exercícios para serem resolvidos pelos alunos sob orientação do docente.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 08 de maio de 2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)