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Ano Letivo: 2022/23

Fotografia

Fotografia: Práticas Interdisciplinares e Contextos

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 8645/2020 - 08/09/2020

6 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 S + 5,0 OT , Cód. 964575.

Docente(s)
- Ana Rita de Sousa Gaspar Vieira (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
a) Desenvolver e aprofundar os conhecimentos que cruzem a prática da Fotográfica com as outras disciplinas artísticas; contribuindo, por um lado, para um entendimento da fotografia como parte de um processo cultural mais amplo e por outro, os fenómenos de multiculturalismo e hibridismo característicos do pensamento contemporâneo;
b) Intensificar a relação entre a obra e o contexto, seja o contexto de produção, seja o de visibilidade;
c) Fornecer instrumentos de análise adaptados a uma reflexão na prática da fotografia em sentido amplo e inclusivo em relação a outras disciplinas artísticas, de modo a que os alunos consigam edificar um discurso escrito, articulado, solido e pessoal tendo como ponto de partida um referente imagético pessoal ou de outrem.

Programa
1. Campos operativos e definição de conceitos, ações e metodologias tendo como ponto de partida o lado da produção contribuindo para construção de uma “práxis” artística num território multicultural e híbrido;
2. Arte Contextual. O artista e a alteridade. Do Lugar privado à visibilidade. Desenvolvimento de uma consciência crítica e operativa sobre as implicações do ato produtivo no momento da visibilidade e vice-versa;
3. A arte contemporânea em geral e prática da fotografia em particular. As múltiplas direções e contingências conceptuais de ambas, nomeadamente o hibridismo, a justaposição de médiuns, de imagens e de texto.

Metodologia de avaliação
1. A avaliação contínua (30%);
2. Apresentação, defesa e discussão dos trabalhos teórico-práticos (70%);
3. Os alunos com classificação igual ou superior a 10 estão dispensados do exame;
4. Serão excluídos da avaliação final os alunos que ao longo do semestre não tenham frequentado pelo menos 2/3 das aulas;
5. Em situação de exame serão solicitados os mesmos trabalhos práticos que no contexto de avaliação continua (80%) e um exercício suplementar proposto para a situação de exame (20%);
6. A avaliação é feita de acordo com o disposto no Art.º 11º do Regulamento Académico das Escolas do IPT;

Bibliografia
- ARDENNE, P. (2006). Un Arte Contextual – Creación artística em médio urbano, em situación, de intervención, de participación. (Vol. 1). Murcia: Cendeac
- BOURRIAUD, . (2009). Estética relacional. . (Vol. 1). São Paulo: Martins Fontes
- DE OLIVEIRA; OXLEY; PETRY, N. (2000). Installation art. (Vol. 1). London: Thames & Hudson Ltd
- O’DOHERTY, B. (2007). Studio and cube – On the relationship between where art is made and where art is displayed. (Vol. 1). New York: Columbia University : Columbia University

Método de Ensino
1. Aulas teóricas de exposição oral e debates com a discussão crítica de exemplos práticos, apresentados com recurso a imagens e através da análise de textos;
2. Apresentações individuais e de grupo.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 12 de julho de 2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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