Publicação em Diário da República: Despacho n.º 8645/2020 - 08/09/2020
6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 PL + 30,0 TP + 5,0 OT , Cód. 964569.
Docente(s)
- Alexandre José de Magalhães Figueiredo (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
O aluno no final do semestre deverá ser capaz de compreender e executar de forma autónoma os processos de impressão fotográficos abordados;
Saber distinguir características e potencialidades da execução dos diferentes processos de impressão;
Compreender e interpretar variáveis adjacentes aos processos como: contraste, densidade, véu, reprodução de detalhe;
Consciencializar para uma utilização sustentável das técnicas de impressão, minimizando o impacto ambiental. Pôr em prática o sentido crítico e autonomia para contornar erros e defeitos de impressão e ser capaz de, com total autonomia, executar um projeto criativo no final da unidade curricular.
Programa
Parte 1 - Analisar e compreender valores de densidade, opacidade e transmissão em escalas de cinzentos calibradas.
Parte 2 Impressão em papel salgado. Competências adquiridas: capacidade de avaliar a densidade e contraste de um negativo, capacidade de manipular a química dos processos em prata, capacidade para avaliar a qualidade de um papel para a impressão neste processo.
Parte 3 Impressão em albumina. Competências adquiridas: capacidade de cobrir uniformemente a folha de papel como meio ligante, capacidade de manipular e processar o papel de impressão de forma a evitar manchas e densidades no verso, capacidade para avaliar a qualidade de um negativo para impressão neste processo.
Parte 4 Produção de um ambrótipo (processo do colódio húmido). Competências adquiridas: capacidade de manipular a química dos processos de colódio húmido, capacidade de determinar a exposição correta na produção de ambrótipos.
Parte 5 - Produzir projeto final criativo com recurso a uma ou combinação de várias técnicas de impressão abordadas ao longo da UC.
Metodologia de avaliação
A avaliação é contínua e consiste:
Presença,Participação,Assiduidade-5%
3 exercícios práticos-30%
1 teste avaliação escrito-25%
Projeto final-40%
Para aprovar em Época Normal o aluno deverá obter classificação de 9,5/20 valores, valor a partir da média aritmética ponderada dos elementos de avaliação acima descritos. Para estar elegível para avaliação o aluno deverá ter entregue todos os exercícios práticos com nota mínima de 8/20; ter realizado o teste escrito; ter entregue o projeto final com nota mínima de 8/20.
Alunos com nota final da UC inferior a 8/20 estão excluídos das épocas de avaliação subsquentes. Alunos com nota final da UC superior a 8/20 poderão usufruir das épocas de avaliação subsquentes para aprovação ou melhoria. A aprovação ou melhoria incidem apenas sob os elementos de avaliação de projeto final e prova oral de conhecimentos teóricos.
A mesma metodologia é aplicada às Épocas de Avaliação subsquentes.
Bibliografia
- Crawford, W. (1979). The Keepers of Light: A History and Working Guide to Early Photographic Processes. London: Morgan & Morgan
- Glafkides, P. e Hornsby, K. (1958). Photographic Chemistry. London: Fountain Press
- James, C. (2007). The Book of Alternative Photographic Processes. New York: Delmar Cengage Learning
- James, R. (1980). Albumen and salted paper book. The History and Practice of Photographic Printing. New York: Light Impressions Corp
Método de Ensino
Expositivo, aulas teóricas lecionadas com recurso a interface de projeção de diapositivos que articulam com prática laboratorial onde se procede à experimentação e aplicação dos conhecimentos adquiridos no contexto das aulas teóricas.
Software utilizado nas aulas
Silverfast
Adobe Photoshop
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 30 de novembro de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)