Publicação em Diário da República: Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020
7 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 60,0 PL + 6,0 OT , Cód. 964443.
Docente(s)
- Vitor Dinis Carita de Jesus (2)
- Regina Aparecida Delfino (1)(2)
- Paula Alexandra Costa Leite Pinto Pereira (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
I.INTRODUÇÃO
I.1.Conhecer as etapas que constituem os diferentes fluxos de trabalho na indústria gráfica.
I.2.Adquirir conhecimentos gerais sobre originais e sua reprodução, tipografia e cor.
I.3. Compreender os diferentes sistemas de reprodução gráfica e sua aplicação específica.
I.4.Obter conhecimento sobre à constituição da forma impressora para à produção industrial.
II.GRAVURA
II.1. Conhecer os diferentes processos técnicos de gravura.
II.2.Dominar o processo técnico de gravura em água-forte.
III. TIPOGRAFIA
III.1 Adquirir conhecimentos referentes à Tipografia em composição manual. Conhecer as regras tipográficas.
III.2. Desenvolver trabalhos práticos na oficina de composição manual.
III.3. Experimentar a composição gráfica com os tipos e outros elementos tipográficos.
Programa
I. INTRODUÇÃO
I.1. Fluxo de produção gráfica (pré-impressão, impressão e pós-impressão)
I.2. Originais: texto (tipos de letra) e imagem (traço-linha, tom contínuo, retículas). Composição de cores: síntese aditiva (RGB), síntese subtractiva (CMYK) e cores diretas(Pantone)
I.3. Impressão Convencional e Digital, definição dos processos de impressão (normas ISO) através das formas (analógica/digital), e por sistema
I.4. Técnicas de preparação de formas impressoras
I.4.1. Formas Relevográficas (tipografia e flexográfica)
I.4.2. Formas Planográficas (offset)
I.4.3. Formas Calcográficas ou Ocográficas (rotogravura e tampografia)
I.4.4. Formas Permeográficas (serigrafia)
I.4.5 Impressão Digital
I.5. Comparação entre processos de impressão. Aplicações, substratos, tiragem.
II.GRAVURA
II.1. Processos Técnicos de gravura em relevo
II.1.1. Xilogravura
II.1.2. Linogravura
II.1.3. Matrizes e ferramentas
II.1.4. Grafismo adequado a estas técnicas
II.2. Processos Técnicos de gravura planográfica
II.2.1. Litogravura
II.2.2. Matrizes e ferramentas
II.2.3. Grafismo adequado a esta técnica
II.3. Processos Técnicos de gravura em baixo relevo (ocográfica)
II.3.1. Processos Técnicos de ocogravura de intervenção direta
II.3.1.1. Ponta seca
II.3.1.2. Talhe doce
II.3.1.3. Mezzotint (à maneira negra)
II.3.2. Processos Técnicos de ocogravura de intervenção indirecta
II.3.2.1. Água-forte
II.3.2.2. Água-tinta
II.3.2.3. Verniz mole
II.4. Exercícios práticos de gravura em água-forte
II.4.1. Preparação das matrizes. Arredondamento dos cantos e biselamento das arestas da matriz
II.4.1.1. Polimento das matrizes
II.4.1.2. Preparação das matrizes com Betume judaico
II.4.1.3. Passagem e abertura do grafismo na matriz
II.4.1.4. Banho no ácido para abertura da mordedura
II.4.1.5. Limpeza da matriz
II.4.2. Impressão de provas de estado
II.4.2.1. Papéis e tintas a utilizar. Importância da diluição da tinta
II.4.2.2. Ensaios de pressão na prensa
II.4.3. Impressão de provas de autor
II.4.3.1. Limpeza e acabamento das provas
II.4.3.2. Correção unitária
III. TIPOGRAFIA
III.1. Apresentação do setor de composição tipográfica
III.1.1. Mobiliário; utensílios, prelos
III.1.2. Materiais e ligas metálicas tipográficas
III.1.3. Caixas Tipográficas
III.2.Tipografia
III.2.1. Tipometria (Sistema Didot e Anglo-americano)
III.2.2. Tipologia: Classificação quanto a Família, Forma, Uso Ortográfico e Série
III.2.3. Classificação por família: Morfológica Decimal de G. Pelliteri (Imprensa Nacional)
III.3. Estilos de composição. Abertura de parágrafo
III.4. Provas de prelo
III.5. Revisão de provas
III.6. Impressão de prova final em prelo
III.7. Distribuição dos tipos
III.8. Composição mecânica: Monotipo e Linotipo
III.9. Fotocomposição.
Metodologia de avaliação
I. TEÓRICA (1/3). Prova escrita: 90% e participação em aula: 10%.
PRÁTICAS LABORATORIAIS (2/3): II.GRAVURA (1/3) e III.TIPOGRAFIA (1/3). Nas P/L são consideradas a assiduidade, que deve ser igual ou superior a dois terços e a realização dos exercícios propostos. Os alunos que não cumpram estas regras, estão excluídos de avaliação.
Dispensa de exame: mínimo 10 (dez) valores em cada uma das componentes.
Avaliação por Exame
Apenas a I.Teórica tem exame, este é constituído por uma prova escrita.
Admissão a exame: serão admitidos a exame os alunos com nota mínima de 10 (dez) valores em cada componente P/L.
Aprovação: nota final igual ou superior a 10 (dez) valores, obtida pela média aritmética simples das 3 componentes T e P/L.
Bibliografia
- BAER, L. (2005). Produção Gráfica. São Paulo: Editora Senac
- BAGILHOLE, R. (1996). Guia prático de Gravura. Lisboa: Editorial Estampa
- BARBOSA, C. (2009). Manual de Produção Gráfica. Parede: Principia
- CATAFAL, J. e OLIVA, C. (2003). A Gravura. Lisboa: Editorial Estampa
- DAWSON, J. (1982). Guia completo de grabado e impressión - Técnicas y materiales. Barcelona: H. Blume Ediciones
- DIAS, R. e MEIRA, S. (2018). Imprimere: arte e processo nos 250 anos da Imprensa Nacional. . Lisboa: INCM, ESAD
- HEITLINGER, P. (2006). Tipografia, origens, formas e uso das letras. Lisboa: Dinalivro
- JOHANSSON, K. e LUNDBERG, P. e RYBERG, R. (2004). Manual de producción gráfica. Recetas.. Barcelona: Editorial Gustave Gili
- KIPPHAN, H. (2001). Handbook of print media: technologies and production methods. Heidelberg: Springer
- VILELA, A. (1978). Cartilha das Artes Gráficas. Braga: STGRAMINHO
Método de Ensino
I.Apresentação de conteúdos Teóricos com meios audiovisuais. Discussão/análise e comparação de objetos impressos.
II.Gravura: projetos práticos na técnica de água-forte.
III.Tipografia: projetos práticos em composição manual.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 09 de dezembro de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)