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Ano Letivo: 2022/23

Conservação e Restauro

História da Arte 2

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10852/2016 - 05/09/2016

4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP + 2,0 OT , Cód. 938052.

Docente(s)
- Maria Teresa Ribeiro Pereira Desterro (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Compreender a evolução do paradigma artístico na Época Moderna, relacionando-o com as circunstâncias epocais.
Caracterizar os respectivos movimentos artísticos e identificar os principais representantes e obras
Desenvolver a capacidade de análise histórica, estética e iconográfica da obra de arte

Programa
I - O desenvolvimento artístico no dealbar da Época Moderna: a emergência de um novo paradigma artístico.
1 - Origens do espaço plástico renascentista:as condições favoráveis das Repúblicas italianas e da Flandres.
2 - O proto-renascimento italiano
2.1.A perspectiva e a recuperação da
tridimensionalidade na pintura e na escultura
3 - A "Ars Nova" flamenga
3.1.A redescoberta do óleo e o realismo flamengo
4 - O"Quatrocentto" italiano e o
apogeu renascentista.
4.1.O estatuto social dos artistas.
4.2.A Tratadística.
4.3.A pintura: de Masaccio a Miguel Ângelo
4.4.A Escultura: de Ghiberti aos escultores da "Geração da Graça"; o verismo de Andrea del Verrocchio
4.5.A arquitectura renascentista e a influência dos Tratados

II - O Maneirismo
1-O novo conceito estético e artístico.A rebelião anti-clássica
1.1."A Prima-Maniera" e a "Ars Naturans". Inovações compositivas na Pintura, Arquitectura e Escultura.
1.2. A "Contra-Maniera".
1.2.1. A Contra-Reforma Católica e o seu impacto no desenvolvimento artístico dos países do Sul da Europa.
2 - O "Maneirismo de Antuérpia".
3 - A difusão do Maneirismo na Europa.
3.1. A importância e o papel das gravuras na difusão da nova estética
III - O Barroco
1.A nova realidade estética seiscentista
1.1. O pensamento arquitectónico, a Escultura
e a Pintura.

Metodologia de avaliação
No regime de avaliação contínua, realizam-se duas frequências,sendo 7,5/20 a nota mínima exigida numa dessas frequências, desde que compensada pela nota da outra (13/20), para poder ser realizada (ou validada) a outra frequência, pois a aprovação exige uma média final de 10 valores. Exame Final : aprovação com nota mínima de 10 valores

Bibliografia
- Chevalier, J. e Gheer Brant, A. (1982). Dictionnaire des Symboles. Mythes, Rêves, Coutumes, Gestes, Formes, Figures, Couleurs, Nombres. Paris: Robert Laffont & Jupiter
- Janson, H. (2010). A Nova História da Arte de Janson. A tradição ocidental. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
- Réau, L. (1996). Iconografia del Arte Cristiano. (Vol. 5vols). Barcelona: Ediciones del Serbal
- Turner, J. (1998). The Dictionary of Art. London: Jane Turner
- VV, A. (1972). História da Arte. (Vol. 5 e 6). Lisboa: Alfa

Método de Ensino
Aulas teóricas, partindo sempre da observação e análise das obras de arte.
Aulas teórico-práticas com base na discussão e reflexão sobre os conteúdos abordados nas aulas teóricas.
Apoio tutorial
Visitas de estudo

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 27 de novembro de 2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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