Publicação em Diário da República: Anúncio n.º 237/2022 de 31/10/2022
12 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 24,0 TP , Cód. 505813.
Docente(s)
- Luiz Miguel Oosterbeek (1)(2)
- Alexandra Águeda de Figueiredo (2)
- Silvério Manuel Domingues Figueiredo (2)
- Luis Filipe Neves Carreira dos Santos (2)
- Ricardo Pereira Triães (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
O objetivo geral deste Seminário é, de forma articulada com os interesses de pesquisa dos doutorandos, o deidentificar os principais instrumentos analíticos disponíveis no âmbito dos estudos de paisagens culturais, nasvertentes da sua caracterização, da sua contextualização espacial e temporal, bem como da avaliação da suarelevância e significação simbólica e comunicacional.
Programa
a) Paisagens culturais: evolução dos conceitos; património material e intangível; evolução dos paradigmas; Paisagensculturais como narrativa; Novas tecnologias e inovação da paisagem.
b )Espaços históricos: Cripto-História; Paisagem e Património inexistentes; tecnologias de recriação; fantasia virtual einvestigação histórica.
c) Turismo e património: património, identidade e interculturalidade; diversidade cultural como recurso turísticos;políticas locais e recursos culturais; usos do património; programas e rotas culturais.
Metodologia de avaliação
A avaliação incluirá um ensaio escrito, articulado com o Seminário 2 e a acordar com o aluno no âmbito do seu projetode doutoramento (50%), a sua apresentação, discussão e defesa oral (50%).
Bibliografia
Método de Ensino
O Seminário incluirá sessões expositivas assíncronas, debates escritos em linha assíncronos e apresentações oraisde ensaios seguidas de debates em sessões síncronas.
Software utilizado nas aulas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável