Publicação em Diário da República: Despacho n.º 12805/2021 - 29/12/2021
2 ECTS; 1º Ano, Anual, 30,0 TP , Cód. 60249.
Docente(s)
- Susana Isabel Caetano Domingos (1)(2)
- Sílvia Eduarda Nabais Martins Cerejeira (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Conhecimentos de Língua Inglesa de nível A2 (QCERL).
Objetivos
Os alunos devem ser capazes de:
- reconhecer e aplicar adequadamente o vocabulário específico da área das tecnologias;
- aplicar um conjunto de competências linguísticas e socioculturais em situações comunicativas
específicas;
- utilizar capacidades de interpretação e produção textual de forma correta de acordo com as regras estruturais e gramaticais;
- comunicar de forma fluente e reproduzir situações de contexto real.
Programa
A - Conteúdos temáticos
1. Tipos de empresas e departamentos
a. Pessoas e Empregos
b. Competências e experiências profissionais
c. Produtos e serviços
d. Trabalho de equipa
2. Tecnologia e Comunicação
a. Vivendo na era digital
b. Internet e email
c. Chats and conferencing
e. Segurança na Internet
3. Sistemas de informação
a. Programação
b. Bases de Dados
c. Gestão de Projetos
4. Novas tendências
B - Conteúdos gramaticais
1. Artigos e determinantes
2. Adjetivos e advérbios
3. Preposições
4. Tempos verbais
5. Condicionais
6. Discurso direto e indireto
7. Voz passiva
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua
Tarefas (escritas e orais) realizadas durante o semestre (20%)
Trabalho escrito (15%) com apresentação oral (15%)
Teste escrito no final do semestre (50%)
Os alunos serão dispensados de exame se, a qualquer um dos elementos de avaliação, a nota não for inferior a 8 valores sem arredondamento, e a média final for igual ou superior a 9,5 valores.
Exame e Melhoria de Nota
Exame oral 50% (compreensão e produção)
Exame escrito 50% (compreensão e produção)
Bibliografia
(2011). Information Technology. Berkshire: Express Publishing
(2012). English Grammar in Use. Cambridge: Cambridge University Press
(2013). Infotech - English for Computer Users. Cambridge: Cambridge University Press
(2016). On Screen - B1. United Kingdom: Express Publishing
Método de Ensino
Metodologia comunicativa centrada no aluno, recorrendo a documentos autênticos e desenvolvendo competências comunicativas próximas do contexto profissional através de atividades de leitura, audição, oralidade e produção escrita.
Software utilizado nas aulas
Microsoft Teams.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 09 de maio de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)