Publicação em Diário da República: Despacho n.º 6191/2020 - 09/06/2020
6 ECTS; 2º Ano, Anual, 75,0 TP , Cód. 602435.
Docente(s)
            
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          NA
Objetivos
          Adquirir competências básicas (desenhar, implementar, testar, depurar e distribuir) no domínio do desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis. 
Adquirir conhecimentos na área específica do design de interfaces para dispositivos móveis. 
Compreender e saber usar o modelo de programação e avaliar decisões de desenho de aplicações para dispositivos móveis. Adquirir conceitos introdutórios de protocolos de comunicação, privacidade e segurança em dispositivos móveis. Compreender o funcionamento e armazenamento de dados em dispositivos móveis. Saber obter e utilizar informação proveniente de sensores. Utlizar dados obtidos a partir de web services.
Programa
          1. Introdução. 
2. Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis Android: 2.1. Interfaces para Dispositivos Móveis.  2.2. Técnicas de Design e Processo de design.  2.3. Android Studio e os AVDs.  2.4. Componentes de uma App.  2.5. Graphical User Interface. 2.6. Permissões. 2.7. Persistência de dados. 2.8. Comunicação. 2.9. Multiprocessamento. 2.10. Sensores. 2.11. Serviços de localização. 2.12. Segurança e Privacidade. 2.13. Utilização de APIs. 2.14. Distribuição e Instalação. 
3. Programação Kotlin para Andriod
Metodologia de avaliação
          
Bibliografia
          - Horton, J. (2019). Android Programming with Kotlin for Beginners. 2019:  O'Reilly Media Company
- Khan, A.  e Kucherenko, I. (2018). Hands-on object-oriented programming with Kotlin: Build robust software with reusable code using OOP principles and design patterns in Kotlin.  :  Packt Publishing
Método de Ensino
          
Software utilizado nas aulas
          Android, iOS, Windows, Linux, MacOS

















