Publicação em Diário da República: Registo Alteração R/Cr 295.1/2015 de 10-08-2018
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 3,0 OT , Cód. 602832.
Docente(s)
- Raquel Palma Tomé de Sousa Botelho (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
N/A
Objetivos
Entender as especificidades do online e das diferentes plataformas digitais. Exercitar a produção, a adaptação e a gestão de diferentes conteúdos para o online através de diferentes tipos de exercícios práticos.
Programa
1 - As linguagens do digital
texto, som, imagem fixa, vídeo, infografia
2 - O utilizador
3 - Arquitectura de informação
4 - Usabilidade
5 - O design
6 - As diferentes plataformas (as diferentes redes sociais, jornais online, blogs)
7 - escrita digital
8 - gestão de conteúdos
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
A nota final corresponde à média dos trabalhos realizados ao longo do semestre (não há frequência).
Os alunos terão que realizar 80% dos trabalhos. Quem tiver média inferior a 10 ou não realizar 80% dos trabalhos será admitido a exame.
Avaliação por exame (e recurso):
- Exame escrito (40% trabalhos realizados na avaliação contínua , 60% exame)
Bibliografia
- Killian, C. (2009). Writing for the web. Vancouver: Selfcounsel Press
- McCandless, D. (2010). Information is beautiful. Cambridge: Cambridge Press
- Nielsen, J. (1999). Designing web usability. New Riders Publishing: New Riders Publishing
Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas.
Aulas práticas de adaptação e criação de textos em função das especificidades e potencialidades da Web.
Software utilizado nas aulas