IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2021/22

Som e Imagem

Fotografia Digital

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Registo Alteração R/Cr 295.1/2015 de 10-08-2018

5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 PL + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 602825.

Docente(s)
- António Martiniano Ventura (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
Compreender o processo fotográfico, a sua evolução e aplicação como técnica de registo, fabricação, reprodução e divulgação de imagens, no contexto do design de comunicação.
Proporcionar o desenvolvimento de capacidades conceptuais e operacionais no projecto de produtos fotográficos.

Programa
1 - A Fotografia como um processo, e as suas zonas de interesse: o Objecto, a Câmara e o Registo;
2 - A luz e o Objeto: técnicas básicas de iluminação em fotografia;
3 - A formação da imagem: enquadramento, controle da exposição, foco e nitidez;
4 - A formação da imagem: ponto de vista e distância focal;
5 - A imagem fotográfica: imagem técnica ou artesanal?
6 - O registo fotográfico como técnica de fabricação, reprodução e divulgação de imagens;
7 - A fotografia enquanto processo de comunicação;
8 - Fotografia e narrativa;

Metodologia de avaliação
Dado que as características desta disciplina exigem uma participação activa do estudante, será apropriado que a avaliação da aprendizagem seja feita de modo contínuo.
Assim, para cada um dos Projectos Experimentais propostos, desenvolvidos em aula, será solicitado relatório técnico individual. Será proposto um trabalho prático para ser resolvido por pequenos grupos. A nota final, resultará da media ponderada obtida entre a avaliação individual, com peso 60 e a avaliação no trabalho de grupo, com peso 40. As provas de Exame deverão incluir prova escrita e a apresentação dos relatórios individuais relativos ao acompanhamento dos Projectos Experimentais desenvolvidos em aula prática.

Bibliografia
- Adams, A. (1995). The Camera. NY: nsel Adams
- Silveira Ramos, M. e Soudo, J. (2005). Manual de Técnicas Fotográficas. lisboa: CENJOR

Método de Ensino
Um conjunto de exercícios que, devidamente sequenciados e relacionados, irão permitir, no seu desenvolvimento experimental, produzir reflexão sobre três questões básicas: o que é a fotografia, para que serve e como se faz. Avaliação contínua

Software utilizado nas aulas
Photoshop

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis
Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso á justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis
Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado