Publicação em Diário da República: Despacho n.º 4719/2022 de 21/04/2022
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 28,0 PL + 28,0 TP + 14,0 OT , Cód. 60597.
Docente(s)
- Cristina Paula Lopes Ferreira de Sousa Marques (1)
- Neuza Maria Eurico Cardoso (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Os alunos devem compreender os conceitos associados ao CE, principalmente conceitos relacionados com a segurança no CE e pagamentos nas transações comerciais via internet (1);
Conhecer os modelos de negócio utilizados no CE, nomeadamente modelos de negócio entre empresas e consumidores e entre o Estado, empresas e consumidores (2); Utilizar ferramentas
da web 2.0 no CE na criação de website para transações comerciais online (3); Adquirir competências no desenvolvimentos de apps para CE, no que diz respeito à criação de catálogos
de produtos, registo e gestão de clientes, campanhas de marketing com geolocalização e comunicação em várias línguas (4); Analisar e comunicar dados de CE através da produção de
relatórios e dashboards relacionados com transações comerciais online (5)
Programa
a) Conceitos de CE:
- Comércio eletrónico;
- Segurança nas transações comerciais;
- Pagemantos online.
b) Modelos CE:
- B2B;
- B2C;
- C2C;
- A2B;
- A2C.
c) utilização de ferramentas Web 2.0:
- Criação de website para transações comerciais com Google Sites.
d) Desenvolvimento de Apps:
- Criação de catálogos de produtos;
- Registo e gestão de clientes;
- Geolocalização;
- tradutor.
e) Analisar dados:
- Produção de relatórios e dashboards com Power BI.
Metodologia de avaliação
Exercícios Práticos (30%) e Projeto de avaliação (70%)
Bibliografia
Método de Ensino
Aulas teóricas e práticas com resolução de casos práticos.
Software utilizado nas aulas
Microsoft Teams
Google Sites
MIT AppInventor
Microsoft Power BI
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável