Publicação em Diário da República: Despacho n.º 4719/2022 de 21/04/2022
4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 42,0 TP + 14,0 OT , Cód. 605919.
Docente(s)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro (1)
- Carla Sofia Costa Pott Larsen (2)
- Helena Pereira Marques Mendes Grilo (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Definir mercado;
Identificar dimensões de análise;
Escolher unidades medida;
Conhecer os agentes e os factores de evolução;
Analisar o ciclo de vida do mercado;
Conhecer os princípios da amostragem;
Construir questionário;
Conhecer técnicas de observação, entrevista e grupos de foco;
Analisar dados.
Programa
Capitulo I - Complementos de Análise de Dados
1.1 - Introdução ao SPSS e à ferramenta de analise do dados do Excel
1.2 - Variáveis, populações e amostras
1.3 - Estatística descritiva
1.4 - Inferência Estatística
1.5 - Comparação de contagens e proporções
1.6 - Testes paramétricos para comparar populações a partir de amostras independentes
1.7 - Testes não paramétricos para comparar populações a partir de amostras independentes
Capitulo II - Introdução ao Estudo de Mercado
2.1 - Introdução - Conceitos
2.2 - O processo de Estudos de Mercado
2.3 - A indústria dos Estudos de Mercado
2.4 - Definição de problema e de objectivos de estudo
2.5 - Fontes estandardizadas de informação
2.6 - Observação. Grupos de foco e outros métodos qualitativos
2.7 - Métodos de recolha de informação
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: 0,5 T1 + 0,5 T2, em que T1 = (média de dois testes escritos ta+tb), com nota mínima de 8 (oito) valores, e, T2= (média de dois testes t1+t2), com nota média mínima de 7 (sete) valores, realizados em aula e no computador, usando os programas SPSS e Excel, sem acesso à internet.
As notas de T1 e T2 são arredondadas às centésimas e apenas a classificação final será arredondada às unidades. Cotados para vinte (vinte) valores.
Avaliação por exame: teste com duas vertentes: uma teórica, nota mínima de oito valores, com ponderação de 50% e outra prática, um teste realizado no computador usando os programas SPSS e Excel, sem acesso à internet, com ponderação de 50% e nota mínima de 8 (oito) valores. Cotados para 20 (vinte) valores.
Bibliografia
Método de Ensino
Aulas expositivas no desenvolvimento de conceitos téoricos na área do marketing e estatística. Aulas práticas em ambiente informático para o desenvolvimento dos conceitos.
Software utilizado nas aulas
SPSS
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável