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Ano Letivo: 2021/22

Construção e Reabilitação

Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho

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Publicação em Diário da República: Aviso nº 3379/2018 de 14/03/2018

4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP , Cód. 61939.

Docente(s)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
A Unidade Curricular tem como objetivos assegurar o desenvolvimento de competências, capacidades práticas, atitudes e formas de comportamento necessários à formação de técnicos com responsabilidades em condução de obras que contribuam para a garantia da Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho em estaleiros temporários e móveis

Programa
1. Acidentes de trabalho, legislação existente, causas de acidentes, análise do acidente de trabalho, estatísticas, formação. 2. A segurança nos estaleiros temporários ou móveis, princípios, instrumentos, actores, responsabilidades. 3. O Ruído e as vibrações no local de trabalho. O plano de segurança, higiene e saúde, no projecto, na produção, fichas de procedimentos, compilação Técnica. 4. Protecção do Trabalhador, protecção Individual, protecção colectiva. 5. Segurança no Estaleiro, elementos de base para a organização física do estaleiro e instalações fixas e meios de apoio, Implantação e organização do Estaleiro, sinalização de segurança.

Metodologia de avaliação
A classificação final será obtida através da média pesada entre um trabalho obrigatório para a admissão à prova escrita com o peso de 70% e com a classificação mínima de 10 valores e uma prova escrita com o peso 30% e com a classificação mínima de 10 valores.

Bibliografia
- Farinha, B. (1996). Manual de Estaleiros de Construção de Edifícios. Lisboa: LNEC
- Miguel, A. Manual de higiene e segurança do trabalho. .: Porto Editora
- República, D. (1991). Decreto-Lei 441/91, Outubro 91. (Vol. 1). Diário República: DR
- República, D. (2003). Decreto-Lei 273/2003 de 29 de Outubro. (Vol. 1). DR: DR

Método de Ensino
Exposição dos conteúdos programáticos, complementada, sempre que possível, através de meios que permitam ilustrar os aspetos em análise. Apresentação de casos e seminários. Realização pela parte do aluno de trabalhos com base em casos de estudo.

Software utilizado nas aulas
Não Aplicável

 

 

 


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