Publicação em Diário da República: Aviso n.º 11775/2016 - 27/09/2016
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP , Cód. 62408.
Docente(s)
- João Manuel Mourão Patrício (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Conceitos de álgebra linear e de geometria analítica.
Objetivos
Ao concluir com sucesso a UC o aluno deve:
1. Conhecer os mecanismos e técnicas básicas da CG.
2. Conhecer as técnicas de construção e manipulação de objetos 2D e 3D.
3. Aplicar os conceitos de álgebra linear e geometria analítica na definição e construção de modelos e animações 2D e 3D.
Programa
1. Matrizes: Conceitos e Operações
2. Geometria: Pontos e vetores; Coordenadas homogéneas
Transformações geométricas
3. Trigonometria e Coordenadas Paramétricas
4. Projeções e Visualização 3D: Sistema de Câmara; Sistema de Visualização; Projeções (paralela e perspetiva)
5. Modelação: Modelação Geométrica; Curvas e superfícies
6. Iluminação e Sombreamento: Fontes de luz; Modelo de iluminação local; Sombreamento
7. Texturização
Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência:
Teste escrito, com um peso de 25% da classificação final.
Trabalhos de individuais (ou em grupo) realizados nas aulas práticas, com um peso de 25% da classificação final.
Trabalho prático final (em grupo), a que corresponde um peso de 50% da classificação final.
Avaliação por Exame (Normal e Recurso):
Teste escrito, com um peso de 50% da classificação final.
Trabalho prático final (em grupo), a que corresponde um peso de 50% da classificação final.
Bibliografia
- Akeley, K. e Feiner, S. e Sklar, D. (2013). Computer Graphics: Principles and Practice . (Vol. 1). (pp. 1-1264). USA: Addison-Wesley Professional
- Lengyel, E. (2011). Mathematics for 3D Game Programming and Computer Graphics. (Vol. 1). (pp. 1-576). USA: Cengage Learning PTR
Método de Ensino
Estão previstas 28 aulas, de tipologias TP e PL, a que correspondem 56 horas de contacto.
Nas aulas TP são expostos os temas e resolvidos exemplos de aplicação. Nas aulas PL são realizados projetos de modelação e animação 3D
Software utilizado nas aulas
Blender 3D, ferramentas de produtividade, plataforma Moodle, plataforma Teams.